23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança mutirão de combate a dengue

Publicado em 03/01/2024

A Prefeitura de Rio Branco lançou, nesta quarta-feira (3), o mutirão de controle das arboviroses dengue, zica e chikungunya, na região da Baixada da Sobral. O mutirão reúne agentes comunitários de saúde, funcionários da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que visitarão todas as residências dos bairros da região.

No total, 130 agentes de endemias estão envolvidos na ação, mais 100 pessoas da Secretaria de Cuidados com a Cidade, para manter a cidade limpa e a população bem informada com relação aos cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O prefeito de Rio Branco disse que a união das Secretarias na ação de combate ao mosquito é necessária para diminuir a incidência de mosquitos nos bairros que estão apresentando maiores índices da doença.

“Toda a prefeitura se uniu para fazer um grande mutirão, para que a gente possa diminuir a incidência, principalmente da dengue. A dengue, em 2021 tirou a vida de pessoas. Nós não queremos passar por isso novamente.”

A secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, disse que é necessário o envolvimento de todos na guerra contra o mosquito, que 10.581 casos de dengue foram notificados em Rio Branco, de 1° de janeiro de 2023 até meados de dezembro, quando os dados foram reunidos pela última vez. Destes casos, apenas 9 resultaram em complicações, nenhum óbito foi registrado diferente de 2021, onde foram apontados óbitos.

“Em 2021 houve óbitos de dengue no município de Rio Branco, e é isso que a gente quer evitar. Então, para isso, a gente está fazendo esse mutirão de guerra mesmo contra a dengue, unimos a prefeitura, várias secretarias, chamamos as lideranças comunitárias de todos os bairros, não é só da Baixada da Sobral, para que a gente se junte para combater o mosquito da dengue, que a gente não venha a ter epidemia de dengue”.

A ação de combate nos bairros da baixada se estenderá até a próxima sexta-feira (5), e consequentemente em outros bairros da cidade.

 

[Assessoria PMRB]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre é pioneiro no mundo em negociação jurisdicional de crédito de carbono

Jamile Romano

Juntos pelo Acre lança Ação do Agasalho para arrecadar cobertores e roupas de frio

Marcio Nunes

Prefeitura De Rio Branco Leva Atendimento De Saúde A Pessoas Em Situação De Rua

Marcio Nunes

Procon inicia Operação Boas Festas em comércios do Acre

Marcio Nunes

Governador decreta emergência em Manoel Urbano e Rodrigues Alves; de 22, 19 municípios estão com urgência devido às enchentes

Marcio Nunes

Procon intensifica fiscalizações para evitar bebidas adulteradas com metanol; Acre não registra casos suspeitos

Kevin Souza