23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

PF adia depoimento de Bolsonaro sobre importunação a baleia

Atualizada em 05/02/2024 10:05

A Polícia Federal (PF) adiou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as acusações de importunação a uma baleia-jubarte no litoral paulista. A oitiva estava marcada para a próxima quarta-feira (7), mas foi transferida para 27 de fevereiro.

Fabio Wajngarten, advogado de Bolsonaro e ex-ministro das Comunicações, também iria depor na mesma data. O local da oitiva também foi alterado pela PF. Seria em São Sebastião, município do litoral onde ocorreu a suposta importunação ao cetáceo, mas agora será na capital paulista.De acordo com o site Metrópoles, a Polícia Federal havia mapeado manifestações pacíficas de apoiadores de Bolsonaro em frente à delegacia onde seria prestado o depoimento, em São Sebastião. Ainda que pacíficas, as manifestações teriam gerado preocupação na PF.

Mesmo com a adiamento, Bolsonaro mantém sua ida a São Sebastião. O ex-chefe do Executivo reforçou sua presença por meio de uma lista de transmissão em aplicativo de mensagens.

– Dia 07, 4ª feira, às 15 horas. O depoimento foi adiado, mas… Mesmo assim estarei em São Sebastião. Vamos nos encontrar – diz o texto.

O inquérito foi aberto com base em vídeo que mostra um homem pilotando um jet ski e se aproximando do grande cetáceo.

A lei que justifica a investigação é a Lei 7.643 de 18 de dezembro de 1987 que proíbe a pesca de cetáceos nas águas jurisdicionais brasileiras, e dá outras providências. O artigo primeiro do texto determina: “Fica proibida a pesca, ou qualquer forma de molestamento intencional, de toda espécie de cetáceo nas águas jurisdicionais brasileiras”.

Artigos Relacionados

CMN regulamenta lei do Desenrola, e juro do rotativo será limitado a 100%

Marcio Nunes

Datena não volta à Band em 2024; retorno do apresentador para emissora vira mistério

Raimundo Souza

Butantan pede registro de vacina contra dengue para Anvisa

Marcio Nunes

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Jamile Romano

Procedimento “foi um sucesso” e presidente Lula já está conversando

Jamile Romano

Receita abre nesta sexta consulta a lote da malha fina do IR

Jamile Romano