23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Paciente com câncer de pele consegue na Justiça acesso a medicamento

Publicado em 02/08/2024

O Juízo da 1ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco confirmou a liminar, para que um paciente oncológico tenha acesso ao tratamento prescrito. A decisão foi publicada na edição n° 7.590 do Diário da Justiça (pág. 61), desta quarta-feira, 31.

De acordo com os autos, o autor do processo foi diagnosticado com melanoma maligno de pele, por isso recebeu indicação de tratamento sistêmico com imunoterapia com o medicamento “pembrolizumabe”, a cada 21 dias. Contudo, o fornecimento foi negado sob o argumento que o remédio não pertence à política de dispensação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir da documentação apresentada no processo, o titular da unidade judiciária, juiz Anastácio Menezes, compreendeu que o medicamento é o adequado para a necessidade do demandante e “a prova documental não deixa dúvida sobre a necessidade do tratamento”.

O deferimento foi fundamentado em uma Portaria de 2020, que incorporou o medicamento ao tratamento de primeira linha do melanoma avançado não cirúrgico e metastático do SUS. “Não pode a Administração erguer barreiras burocráticas, criando obstáculos ou mesmo impedindo o tratamento adequado, notadamente quando a não utilização do medicamento pode representar risco à vida do paciente, como atestado pelo próprio médico do autor”, reiterou o juiz.

Portanto, a decisão confirmou a liminar, assim garantindo o fornecimento pela saúde pública estadual. Determinou ainda o cadastramento junto à unidade de saúde, para que ocorra o devido seguimento das diretrizes recomendadas e acompanhamento adequado.

(Processo 0708081-50.2024.8.01.0001)

 

[Assessoria TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado e parceiros se antecipam e entregam cobertores e kits de higiene para imigrantes

Marcio Nunes

A vice-governadora Mailza Assis comemora o dia das crianças no ramal do Jiju

Raimundo Souza

Fluxo na Ponte da Sibéria começa segunda-feira com liberação progressiva em três semanas

Raimundo Souza

Equipe do governo se reúne para discutir ações para minimizar os impactos das enxurradas no Acre

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre inaugura “Closet Solidário” para acolhimento de vítimas de violência doméstica e sexual

Raimundo Souza

Governo o Acre participa de mais uma edição do MP na Comunidade

Raimundo Souza