25.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Bocalom entrega obra que leva água a locais antes desabastecidos no Bairro Calafate

Atualizada em 18/12/2024 17:12

A obra, que contou com um investimento de mais de R$ 500 mil, incluiu a instalação de bombas e adutoras, garantirá maior eficiência no fornecimento de água e reduzindo problemas de interrupção.

O diretor presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, diz que agora, a água vai chegar onde antes não chegava na regional do Calafate.

“A gente fez todo o teste, quinta, sexta, sábado, domingo, segunda, de onde a gente concluiu os testes e agora está consolidado que, antes o abastecimento era dia sim e três não, agora passou a ser dia sim, dia não. Só que com a pressão muito maior, a água vai chegar em canto que não chegava. Tinha que ligar uma bomba da rede, não precisa mais. E aí ter a condição de botar água todo dia”, explicou Enoque.

No Calafate, a água vai chegar um dia sim, outro não. O prefeito de Rio Branco lembrou que em alguns bairros da cidade o abastecimento já acontece 24h.

“Fizemos investimentos até agora de mais de R$ 200 milhões de recursos próprios, é bom que tenham isso. E aí o nosso objetivo é ir melhorando devagar, como de fato está acontecendo. Já tem área aqui na região do Calafate com água 24 horas, e esse é o objetivo nosso ao longo do tempo. Agora ninguém consegue consertar um problema de mais de 30 anos, sem investimentos. Sem comprar uma bomba nova. Devagar, a gente está fazendo investimentos, principalmente com recursos próprios. A grande maioria disso tudo é com recursos próprios, mas a gente vai vencer essa batalha.”

Os moradores do bairro que sofriam com os transtornos decorrentes da falta de abastecimento no bairro, estão satisfeitos com as melhorias.

“Hoje, graças a Deus, é um dia de festa, de comemoração. Essas 3 ruas estão recebendo água né, estão subindo antes, estão subindo hoje e a nossa comunidade está em festa, porque lá no Aroeira era 4 dias, agora chega um dia sim, outro não”, disse o presidente do bairro, Haroldo Gonçalves.

Com a expansão da rede, agora, a água chega até o Polo de Assentamento Geraldo Mesquita.

“Melhorou muito, porque antigamente a inclinação que tinha lá no Polo era de zona rural. Era só chácaras. Eram 35 chácaras de 5 hectares. Aí foi povoando. Só agora na minha rua, são mais de 1.800 famílias. Aí a água não chegava nas casas. Depois dessa melhoria, a água já está em mais de 60% das casas. O prefeito já se comprometeu também, se Deus quiser, vai chegar até o final do Polo. E lá nós temos muitas indústrias de fábrica de vassoura, cova de frutas. Tudo necessita de bastante água.”, concluiu o presidente do Polo Geral do Mesquita.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Governo realiza ação emergencial de saúde em Santa Rosa do Purus para minimizar as consequências da estiagem

Marcio Nunes

MPAC acompanha incineração de mais de meia tonelada de drogas

Jamile Romano

Empresário acreano é presença confirmada na maior feira multissetorial do mundo

Jamile Romano

Eduardo Ribeiro destaca parceria entre Executivo e Legislativo na abertura do Ano Legislativo

Jamile Romano

Câmara Municipal presta homenagens por ações de apoio às vítimas da enchente

Marcio Nunes

Com o aumento do nível do rio Acre, Prefeitura de Rio Branco intensifica esforços no Parque Abrigo

Raimundo Souza