26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 8 de maio de 2026
O RIO BRANCO
AcreEducação

Observatório de Segurança Escolar alinha ações e estratégias para o reinício das aulas

Publicado em 08/05/2026

Após a tragédia ocorrida na última terça-feira, 5, no Instituto são José (ISJ), em Rio Branco, o governo do Acre, por meio de suas secretarias, especialmente a de Estado de Educação e Cultura (SEE), tem tomado uma série de medidas para garantir a segurança da comunidade escolar.

Entre essas ações está uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 7, durante a qual o Observatório de Segurança Escolar, formado por diversas instituições como SEE, Sesacre, Sejusp, Policia Militar, Ministério Público (MPAC), DPE, Undime, CEE, Cras, SEASDH, secretarias municipais e diversos conselhos, definiu estratégias para reforçar a segurança da comunidade escolar.

Reunião contou com a participação de órgãos do Estado e do município. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Da reunião, participaram Sarah Carneiro, representante do MEC, o secretário de Educação, Reginaldo Prates (SEE), o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Paulo Silva, coronel Marta Renata (PMAC), Elisete Machado (CEE) e o delegado Alcindo Júnior. (Sejusp).

Na pauta do encontro ações e estratégias para ajudar servidores, professores, gestores e estudantes no retorno às atividades escolares na próxima segunda-feira, dia 11, uma vez que o governo do Estado, desde a tragédia, suspendeu as atividades escolares pelo prazo de três dias.

Entre os objetivos do encontro, além de definir ações que possam reestabelecer o sentimento de segurança das unidades escolares, estavam também o retorno das atividades pedagógicas com foco no planejamento e no acolhimento da comunidade escolar, além do fortalecimento das ações de prevenção à violência escolar.

Foram definidas ações e estratégias para o retorno das aulas na próxima segunda-feira, 11. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Essas estratégias e ações serão compartilhadas em uma outra reunião que acontecerá nesta sexta-feira, 8, com os gestores de toda a rede pública. Para os gestores de Rio Branco a reunião será presencial no auditório da própria SEE e para os do interior será online com transmissão ao vivo pela internet.

Durante o encontro será apresentado o protocolo de segurança escolar e a orientação para a  organização dos espaços, rodas de conversas e estratégias de acolhimento. Haverá, também, estudo das Sequências Didáticas do projeto Ciclo de Convivência Escolar, que serão aplicadas nas escolas.

Secretário Reginaldo Prates: “Plano a ser executado com toda a rede de proteção”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O secretário Reginaldo Prates explicou que todos os órgãos do Estado e também do município foram convidados para definir os planos e a estratégias para o retorno às aulas na próxima segunda-feira.

“Nos reunimos aqui hoje para traçar um plano de retorno às aula. Esse plano será executado com o apoio de toda a rede de proteção em que todos, de forma direta e indireta, vão estar colaborando para que tenhamos um ambiente de paz e para que as fake news e as desinformações em relação ao ataque sejam eliminadas e tenhamos um retorno com muita tranquilidade”, afirmou.

Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mães de crianças autistas alegam sofrer com descaso da Unimed Rio Branco

Jamile Romano

Acre recebe novo lote de vacinas contra a Covid-19 e reforça imunização em 2026

Unidos do Fuxico leva ancestralidade da Ayahuasca à Avenida Getúlio Vargas, veja o vídeo

Raimundo Souza

Mailza se reúne com lideranças comunitárias para ampliar ações do Juntos Pelo Acre na capital

Marcio Nunes

Sejusp desenvolve ferramenta tecnológica que facilita acesso as informações da segurança pública

Marcio Nunes

MPAC fiscaliza ações de prevenção e tratamento para pessoas com HIV

Jamile Romano