29.3 C
Rio Branco
terça-feira, 22 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Novas juízas e juízes do Acre participam de curso na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados

Atualizada em 14/02/2025 09:28

As oito novas juízas e juízes do Poder Judiciário do Acre participam de curso na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) nesta semana, entre os dias 10 e 14, em Brasília.

A capacitação é o módulo nacional do curso de formação inicial. Nessa etapa também participam recém-empossadas(os) de outros três tribunais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tribunal Federal da 1ª Região (TRF1), totalizando 73 pessoas.

Na ocasião, as magistradas e magistrados conhecem a estrutura e a demanda dos órgãos superiores da Justiça, realizam visita técnica. Também foram abordados outros temas como: políticas judiciárias e atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), direito indígena, direito ambiental, questões raciais; controle de convencionalidade, questões de gênero, ética e humanismo na magistratura.

Além disso, elas e eles tiveram aula promovida pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativa do CNJ (DMF/CNJ) e acompanharam o lançamento do Plano Pena Justa, no dia 12. A iniciativa deverá ser implantada em todos os estados unindo Judiciário e Executivo para enfrentar as violações sistemáticas e massiva dos direitos nos sistema prisional brasileiro. São 300 metas para serem cumpridas até 2027, divididas em quatro eixos: controle de vagas, estruturas dos presídios, reintegração de egressos e medidas para o estado inconstitucional das coisas não se repetir.

Para a juíza de Direito substituta, Deise Minuscoli, que faz parte dessa turma de novas magistradas do Judiciário do Acre, o curso fornece subsídios para o exercício da profissão. “O Módulo Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados, ministrado pela Enfam, é fundamental para a qualificação contínua da magistratura brasileira. O curso foi de extrema relevância, pois contemplou aspectos processuais, tecnológicos e temas sociais e humanísticos, preparando os magistrados para os desafios da contemporaneidade. A participação no curso contribuiu significativamente para a formação de uma magistratura mais humanizada, promovendo um Judiciário mais eficiente, acessível e comprometido com os direitos fundamentais”, comentou Minuscoli.

Formação inicial

No dia 8 de janeiro, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) iniciou o curso de formação para magistradas e magistrados. São 14 disciplinas teóricas, 12 práticas, somando 512 horas-aula. A atividade educativa finaliza em abril e tem encontros presenciais.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Parceria entre Santa Casa e Apae Rio Branco leva atendimento especializado à comunidade da Capital

Raimundo Souza

Fake News: Comissão Eleitoral da OAB/AC determina que Chapa 5 apague publicações com notícias falsas

Marcio Nunes

Justiça mantem condenação de tutor de cachorros por animais com comportamento agressivo ficarem soltos na rua

Jamile Romano

MPAC lança campanha ‘O Acre precisa de ajuda’ para auxiliar vítimas das enchentes

Jamile Romano

Eleições 2024: TRE-AC avalia como tranquilas as votações municipais

Jamile Romano

Atendimentos do Detran em Rio Branco passam a ser realizados em novo local

Jamile Romano