23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Nova subvariante da Covid é identificada em Mato Grosso

Atualizada em 22/01/2024 11:09

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso informou ter identificado uma nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. “Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil”, destacou a pasta. 

Em nota, a secretaria detalhou que o laboratório central do estado sequenciou e identificou a nova subvariante em pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. Ao todo, quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas.

Desse total, três pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da vigilância municipal. Já a quarta paciente tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e morreu.

“No entanto, a equipe de vigilância da SES [Secretaria de Estado de Saúde] ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a covid-19.”

O governo do estado pediu que a população evite pânico e mantenha-se em alerta para sintomas gripais. As orientações incluem ainda o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado e higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%, além de vacinar-se contra a doença.

Além do Brasil, a subvariante JN 2.5 também foi identificada no Canadá, na França, na Polônia, na Espanha, nos Estados Unidos, na Suécia e no Reino Unido.

 

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Imagens chocantes: avião fabricado pela Embraer com 67 passageiros cai; VEJA VÍDEO

Raimundo Souza

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira

Jamile Romano

Influenciador que subiu a rampa com Lula critica governo federal

Raimundo Souza

Câmbio transforma Brasil em pechincha e atrai onda de turistas argentinos

Raimundo Souza

Receita libera download do programa do Imposto de Renda nesta terça

Jamile Romano

Sem a presença de Neymar, Dorival convoca seleção para Eliminatórias

Marcio Nunes