24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Panorama Político

No Fórum Empresarial no Rio de Janeiro, Gladson Cameli afirma que é possível aliar desenvolvimento e preservação

Governador do Acre, Gladson Cameli (PP), usou sua participação no 24º Fórum Empresarial Lide para defender o estado como um modelo de desenvolvimento que une crescimento econômico, desenvolvimento regional e preservação ambiental. Em um vídeo publicado em seu Instagram, Cameli destacou o equilíbrio alcançado na região, que, segundo ele, tem reduzido o desmatamento enquanto bate recordes na produção agrícola.

“Estamos reduzindo o desmatamento e batendo recordes na produção agrícola ao mesmo tempo”, afirmou o governador, ressaltando o papel de liderança do estado. “A Amazônia fala por todos nós, e o Acre está na linha de frente desse futuro”. Camelí argumentou que qualquer debate sobre preservação ambiental deve levar em conta o histórico brasileiro em energia limpa. Ele enfatizou que o Acre, com 85% de sua floresta preservada, tem feito a sua parte. O governador mencionou a política pioneira de preservação, incluindo o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), que, segundo ele, beneficia quem produz de forma sustentável.

Camelí argumentou que qualquer debate sobre preservação ambiental deve levar em conta o histórico brasileiro em energia limpa. Ele enfatizou que o Acre, com 85% de sua floresta preservada, tem feito a sua parte. O governador mencionou a política pioneira de preservação, incluindo o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), que, segundo ele, beneficia quem produz de forma sustentável.
Ao fim do discurso, o governador acreano fez um convite aos empresários presentes no evento: “Conhecer o que aconteceu no estado do Acre, o estado onde eu nasci, o estado que lutou para ser brasileiro, para que nós juntos possamos cuidar desse diamante que é o Brasil”. Sem perseguição ao agronegócio, o atual governo conseguiu recolocar o Acre no caminho do crescimento socioeconômico e, ao mesmo temo, avançar na política de preservação ambiental.

Bittar no PL
Senador Márcio Bittar oficializará sua filiação ao Partido Liberal (PL) em cerimônia, realizada, na tarde de sexta-feira, 22, no auditório da Uninorte. O evento aconteceu com a presença de uma grande comitiva de prefeitos e lideranças da regional do Alto Acre, incluindo o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, e o vice-prefeito de Brasiléia, Amaral do Gelo, convidados pessoalmente pelo senador.

Lideranças nacionais
O ato de filiação do Bittar ao PL também reuniu lideranças nacionais do partido, entre os quais o senador Marcos Rogério (RO), um dos mais expressivos no Senado; o líder do partido na Câmara Federal, deputado federal Sóstenes Cavalcante (RJ) e o presidente nacional, Valdemar Costa Neto. Marcio lamentou apenas a ausência do presidente de honra do partido, ex-presidente da Republica Jair Bolsonaro, que encontra-se em prisão domiciliar. “Prisão injusta e ilegal”, afirmou Bittar.

Favorito
Deputado Tanízio Sá e o ex-deputado Vagner Sales estão na disputa pela presidência regional do MDB. Sales é vice-presidente e assumiu, o comando no fim do ano passado, após a morte do titular, ex-senador Flaviano Melo. Além disso, faz parte da chamada “ala dos cabeças brancas” e da mesa azul. Por esses motivos, é tido como favorito na disputa interna do partido.

Pode surpreender
Mesmo diante do favoritismo do ex-deputado Vagner Sales, o deputado Tanízio Sá, líder do partido na Assembleia Legislativa (Aleac). Apesar e ter pouco tempo no partido, sempre teve vida orgânica e se mantido fiel aos propósitos do MDB. Ele diverge de Vagner Sales, quando este tenta se misturar de vez com o PT ou com o PSD do senador Sérgio Petecão.Tanízio defende a volta do partido ao bloco liderado pelo governador Gladson Cameli (PP).

Terceirizados
Abertura oficial do Campeonato de Futebol Soçaite dos Trabalhadores Terceirizados, ocorreu no sábado, 23, no clube Garagem 68, Rua Antônio Anselmo, Floresta Sul. Realizado pelo deputado Fagner Calegário (Podemos), vereador Bruno Moraes (PP) e o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Acre (Seac), a competição reuni equipes formadas por trabalhadores de diversas empresas terceirizadas. O campeão desta edição receberá troféu e premiação em dinheiro.

Compromisso
Segundo Calegário, o torneio reforça o compromisso de seu mandato com a categoria. Diz ainda que é mais uma ação de valorização dos trabalhadores terceirizados, que são fundamentais para o funcionamento de diversos setores no Acre. Bruno Moraes destacou o caráter especial do evento. Segundo ele, a edição, o campeonato cresce, mostrando que os trabalhadores abraçaram a ideia. É um momento de orgulho, confraternização e reconhecimento.

Salão de Turismo
Governador Gladson Cameli (PP) realizou uma visita ao estande do Acre no 9° Salão de Turismo, localizado no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). O evento é promovido pelo Ministério do Turismo e vai até este sábado, 23 de agosto. O estande do Acre é organizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e reforça a importância da valorização do artesanato acreano.

Rota turística
O governador destacou as belezas produzidas pelos artesãos acreanos. “Esse evento com certeza fortalece ainda mais o investimento que o Estado tem feito para que o Acre se torne uma importante rota turística. Além disso, temos investido ativamente para que esses artesãos possam se destacar no cenário nacional com as peças que eles produzem no Acre. Não poderia deixar de participar e parabenizar a todos pelo ótimo trabalho”, disse Cameli.

Maçonaria em destaque
Câmara de Rio Branco promoveu uma sessão solene em celebração ao Dia do Maçom, data comemorada em todo o Brasil em homenagem aos integrantes da Maçonaria, uma das mais antigas e influentes organizações fraternais do mundo. A solenidade contou com a presença de maçons regulares do Grande Oriente do Brasil – Acre (GOB-AC) e da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre (GLMEAC). O requerimento para a realização do ato foi apresentado pelo vereador João Paulo Silva.

Data simbólica
O grão-mestre do GOB-AC, Deusdete Nogueira, destacou que o trabalho da Maçonaria vai além de uma data simbólica. “Na verdade, o Dia do Maçom são todos os dias, porque nós trabalhamos pela sociedade todos os dias, de manhã, à noite, sábado, domingo, no fim de semana. Foi escolhido esse dia porque, em 1822, alguns maçons reunidos em duas lojas no Rio de Janeiro entenderam que era o momento de conquistar a independência do Brasil. Liderados por Gustavo Leudo, suas ideias prevaleceram e ali começou a independência do país”, afirmou.

Importância
Na condição de grão-mestre da Grande Loja, Junior Damasceno, ressaltou a importância da data para os maçons acreanos. “Tem um significado muito grande, até porque a nossa Grande Loja do Estado do Acre está completando 52 anos de fundação. Então é uma alegria enorme para todos os maçons da instituição, especialmente neste dia em que todo o Brasil celebra o Dia do Maçom”, declarou.

Filantropia
Vereador João Paulo Silva (Podemos), autor do requerimento, destacou o papel social da Maçonaria e sua relevância para a sociedade acreana. Segundo ele, é um momento oportuno para demonstrar o trabalho que vem sendo desempenhado ao longo de todos esses anos com ética, compromisso e honra. É uma ordem formada por homens, mas que também conta com a participação ativa das mulheres – as cunhadas, sobrinhos e sobrinhas – por meio das entidades paramaçônicas, que ajudam a construir uma sociedade mais fraterna.

Favorito
Deputado Tanízio Sá e o ex-deputado Vagner Sales estão na disputa pela presidência regional do MDB. Sales é vice-presidente e assumiu, o comando no fim do ano passado, após a morte do titular, ex-senador Flaviano Melo. Além disso, faz parte da chamada “ala dos cabeças brancas” e da mesa azul. Por esses motivos, é tido como favorito na disputa interna do partido.

Pode surpreender
Mesmo diante do favoritismo do ex-deputado Vagner Sales, o deputado Tanízio Sá, líder do partido na Assembleia Legislativa (Aleac). Apesar e ter pouco tempo no partido, sempre teve vida orgânica e se mantido fiel aos propósitos do MDB. Ele diverge de Vagner Sales, quando este tenta se misturar de vez com o PT ou com o PSD do senador Sérgio Petecão. Tanízio defende a volta do partido ao bloco liderado pelo governador Gladson Cameli (PP).

Decepcionado
Apesar e não ter explicitado, talvez para não complicar, ainda mais, o clima no arraial do MDB, líder do partido na Assembleia, deputado Tanízio Sá, ficou muito decepcionado com o ex-prefeito Marcus Alexandre. O deputado foi o principal responsável pela ida de Marcus para o MDB e suou seu prestígio para colocar o ex-prefeito a disposição da Aleac. Por esse por outros motivos, contava com seu apoio na disputa pela presidência regional do MDB, mas o petista arrependido já fechou com Vagner Sales.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

LDO-2025 é debatida por secretários e deputados na Aleac

Marcio Nunes

Em sessão extra, Câmara aprova Projeto de Lei que altera Plano Diretora de Rio Branco e amplia o perímetro urbano

Antonio Muniz

O drama de Petecão para emplacar Marfisa como vice na chapa do MDB

Marcio Nunes

Gladson celebra dados positivos da Expoacre Juruá e projeta movimentação de meio bilhão nos 50 anos da maior feira de negócios do Acre

Marcio Nunes

Emenda pix resulta princípio de crise em uma semana marcada por confronto entre os três poderes

Marcio Nunes

Como o advogado e ex-jogador Aquino Lopes comandou o futebol acreano por mais de 40 anos

Jamile Romano