25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC apura irregularidades na denominação do elevado na Estrada Dias Martins

Publicado em 14/02/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 2ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social, encaminhou à Procuradoria-Geral de Justiça uma representação solicitando a análise da constitucionalidade da Lei Municipal n. 2.546/2024, que denominou o elevado na Estrada Dias Martins, em Rio Branco, como “Beth Bocalom”.

A homenagem refere-se à ex-esposa do prefeito da capital acreana, falecida em 2021. A Promotoria apontou possíveis irregularidades no processo de nomeação e argumenta que a escolha do nome pode configurar promoção pessoal, uma vez que a alcunha destacada no nome da obra pública associa-se diretamente ao sobrenome do gestor municipal.

Embora ressalte que a homenageada teve uma trajetória de vida digna de reconhecimento, a representação destacou que a denominação do elevado pode ferir os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade.

Diante dos argumentos apresentados, foi solicitado à Procuradoria-Geral de Justiça que avalie a viabilidade de propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei municipal. O objetivo é garantir o respeito aos princípios constitucionais e evitar que obras públicas sejam utilizadas para promoção pessoal de agentes políticos.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre deflagra Operação Hunter Tiger em combate a lavagem de dinheiro e jogos de azar

Jamile Romano

Governo convoca candidatos para matrícula no curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros

Jamile Romano

Acre ganha destaque nacional com projeto indígena vencedor da 26ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã

Raimundo Souza

Ieptec recebe garantia de recursos para a educação profissional e tecnológica no Acre

Marcio Nunes

No Panorama, produtores de macaxeira recebem incentivo da prefeitura

Jamile Romano

Estado retifica resultado final do concurso público da Polícia Militar

Jamile Romano