30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 8 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Moda com Raízes na Floresta

Atualizada em 08/05/2025 10:02
A história da acreana que transformou sustentabilidade em estilo e conquistou o mercado da moda ecológica
Microempreendedora individual, mãe solo e neta de seringueiro, a acreana Dheymm Oliveira (@dheymodara) iniciou sua jornada na moda ecológica em 2005 e hoje se destaca com uma marca própria voltada à moda resort, com foco em produtos versáteis, sustentáveis e com identidade amazônica.
Crescida em meio ao comércio familiar — que nos anos 1980 comandava a tradicional “Dheym-Modas”, em Rio Branco — Dheymm teve seu primeiro contato técnico com a moda ao ingressar na faculdade de Design de Moda, em São Paulo. Foi lá que seu olhar para a sustentabilidade floresceu. “Inicialmente, não era um sonho. A ideia da moda ecológica nasceu em 2005, como tema de um trabalho de conclusão de curso, sugerido por uma professora. Ela mencionou o nome de Chico Mendes e, a partir dali, mergulhei em tudo que envolvia ecologia, sustentabilidade e preservação da floresta”, conta Dheymm. Por meio desse projeto acadêmico, ela iniciou o desenvolvimento de uma tecnologia de impermeabilização têxtil com látex natural — uma solução 100% artesanal e sustentável, que evoluiu ao longo dos anos e hoje se reflete em todas as suas criações. “Participamos de eventos nacionais e feiras com esse material. O processo é manual, com impacto ambiental praticamente nulo”, explica.
Após concluir o curso no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a estilista traçou um caminho de volta ao Acre, com uma importante passagem pelo litoral de Santa Catarina. Lá, identificou um novo público entre turistas nacionais e estrangeiros, e decidiu lançar sua própria marca. As peças — como kimonos, batas, saias, bermudas e ecobags — são produzidas com tecidos certificados, fibras orgânicas e corantes naturais. “Desenvolvemos produtos atemporais, leves e confortáveis, que incentivam o consumo consciente e ainda fortalecem a economia local por meio da inclusão de costureiras em nossa cadeia produtiva”, reforça.
Apoio do Sebrae
O Sebrae se tornou um parceiro importante em sua trajetória. Em 2009, Dheymm participou de um projeto pioneiro da instituição no Acre, que tinha como objetivo a inserção do design de moda nas pequenas empresas do estado. A partir dessa interação, a empreendedora criou mais laços com a instituição. “O Sebrae apoiou desde o primeiro evento de moda sustentável da região. Hoje, desenvolvemos juntos diagnósticos para pequenas e médias empresas, com foco em gestão, inovação e reaproveitamento de resíduos. Sou grata por acreditarem nesse projeto. Estamos impulsionando um novo olhar para a moda brasileira”, ressalta ela.
Além de atuar na criação, ela também é consultora de design de moda com foco em sustentabilidade, afirmando que a moda do futuro é consciente, colaborativa e feita com raízes na terra e na cultura. “Nosso compromisso é com a floresta, com a economia circular e com as famílias que vivem da costura. Hoje, 99% dos resíduos têxteis de nossas produções são reaproveitados ou doados a artesãos locais, transformando o que seria descarte em novos produtos”, afirma.
Com uma nova coleção de bolsas ecológicas em desenvolvimento e planos para a coleção resort 2026, Dheymm comenta estar determinada em promover uma moda que respeita o meio ambiente, gera renda e valoriza o Acre. “Temos estrutura, artesãos incríveis e criatividade. O design é ferramenta de transformação e estamos prontos para fazer a diferença.”
[Assessoria]

Artigos Relacionados

Programa Mais Médicos amplia acesso à saúde no Acre com 13 novas vagas

Jamile Romano

Vitória de todos: Socorro Neri comemora redução de 7,52 % no reajuste da conta de luz

Marcio Nunes

Melhorando o abastecimento: Saerb realiza manutenção em reservatório da parte alta da cidade

Marcio Nunes

Carnaval da prefeitura terá câmeras de monitoramento em tempo real para segurança da população

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli participa de solenidade de promoção da Polícia Militar do Acre

Raimundo Souza

Estado propõe parceria à Controladoria-Geral de Rio Branco para criação de Conselho Estadual de Controle Interno

Raimundo Souza