27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Luzes da conscientização: iluminação para o “Dezembro Vermelho e Laranja”

Publicado em 01/12/2023 10:12

Durante todo este mês, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) se destaca com uma iluminação especial em seu prédio, marcando o “Dezembro Vermelho e Laranja”. A iniciativa, que parte da Mesa Diretora, representada pelo seu presidente, deputado Luiz Gonzaga (PSDB) e primeiro-secretário, Nicolau Júnior (PP), pretende ampliar a visibilidade das campanhas de conscientização e combate à AIDS, outras doenças sexualmente transmissíveis e ao câncer de pele.

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde, revelam que um milhão de pessoas viviam com HIV no Brasil em 2022. Destes, 35%, que equivalem a 350 mil, são mulheres e, 65% ou 650 mil são homens. Até setembro deste ano, 770 mil pessoas infectadas pelo HIV estavam em tratamento antirretroviral, o que representa 5% a mais que o registrado no ano anterior. Atualmente, quase 200 mil pessoas sabem que têm a doença no país, mas não realizam nenhum tratamento.

Leis estaduais são pilares fundamentais no reforço à conscientização e prevenção. A Lei n° 1.397/2001 estabelece a implementação de programas específicos de prevenção às DST/AIDS nas escolas da Rede Estadual de Ensino Público, integrando o conceito como parte essencial do currículo educacional.

Além disso, a Lei n° 1.735/2006 institui a Semana de Prevenção e Controle do Câncer de Pele no Estado. Essa medida destaca a importância da conscientização e do cuidado com a saúde da pele, proporcionando informações importantes para a prevenção dessa enfermidade.

O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. São esperados 704 mil casos novos da enfermidade para o triênio 2023-2025.

A iluminação especial da Aleac não apenas embeleza o cenário noturno, mas também serve como um lembrete da responsabilidade coletiva na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Ao unir esforços com as leis estaduais vigentes, a Assembleia Legislativa demonstra seu comprometimento em fortalecer a conscientização e ações preventivas em prol do bem-estar da população acreana.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Preso homem acusado de roubar e espancar brutalmente motorista de app no Acre

Jamile Romano

Prefeitura anuncia domingos da dignidade com Ônibus gratuitos durante o período natalinoico Na Época Natalina

Marcio Nunes

Saúde do Acre recomenda vacinação contra a covid-19 e influenza no combate as síndromes respiratórias

Jamile Romano

Operação Encomenda: PF cumpre mandados de busca e apreensão contra esquema de fraude em licitação no Acre

Jamile Romano

MPAC obtém liminares que suspendem a posse de conselheiros tutelares eleitos de Rio Branco

Jamile Romano

Saúde Itinerante realiza mais de 400 atendimentos em Feijó

Marcio Nunes