32.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 17 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Juíza do TJ-AC lança guia de direitos para pessoa com Síndrome de Down

Atualizada em 21/03/2024 11:27

A juíza titular da Comarca de Capixaba, Kamylla Acioli, em parceria com a pedagoga Claudia Rêgo e a fisioterapeuta Mônica Manhoni, lançam nesta quinta-feira, 21, o livro “Guia dos Direitos da Pessoa com T21 (Síndrome de Down)”.

A proposta da obra é elucidar, de forma simples, para as famílias e a sociedade, as principais dúvidas sobre a síndrome. Nesta quinta, 21, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.

A magistrada contou quais foram suas motivações para a produção e destacou o papel crucial da sua filha, Maria Luíza, de três anos. “O livro não foi inspirado somente na letra fria da lei, pois ele oferece um olhar de mãe sobre o assunto, não só uma visão profissional”, disse.

Diferente de outros manuais práticos, com termos técnicos e normativas, as autoras planejaram adentrar no assunto de forma simples e acessível para todos. Por isso, a obra segue uma linha cronológica, desde o nascimento até a velhice.  Neste percurso, os principais direitos da pessoa com Síndrome de Down são apresentados, em especial na área da educação e saúde.

“Nós passamos pelo direito da amamentação, alimentação, reprodução, aposentadoria, trabalho, lazer, cultura. Referente à educação, respondemos às dúvidas mais corriqueiras, como escola inclusiva e plano de aula individual. Depois, tratamos da área da saúde, com um olhar voltado às diretrizes do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre a Síndrome de Down. Fechamos o guia com um capítulo dedicado à reflexão, para os pais, operadores e profissionais, trazendo alguns pontos a serem pensados”, relatou a juíza.

O “Guia dos Direitos da Pessoa com T21 (Síndrome de Down)” vai ser lançado no 13° Seminário Internacional de Síndrome de Down, em Belo Horizonte. Em seguida, a obra vai estar disponível on-line para compra no site da Elas Editora.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Fluxo de umidade aumenta e Acre tem previsão de chuvas nesta quarta-feira (4), segundo Censipam

Jamile Romano

Semana começa com tempo mais estável, mas ainda há possibilidade de chuvas no AC

Jamile Romano

Sebrae apresenta produtos desenvolvidos por empreendedores do Acre na Feira do Empreendedor

Marcio Nunes

Com nota 5,0 no MEC, Faculdade Sebrae é referência no setor de empreendedorismo

Jamile Romano

Petecão defende junto ao ministro Waldes Góes, da Integração Regional, a implantação de escritório da Sudam no Acre

Marcio Nunes

Governo do Acre decreta situação de emergência devido às cheias dos rios

Jamile Romano