23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Investigação sobre fraude no cartão de vacina de Bolsonaro é arquivada

Publicado em 29/03/2025

Investigação. Foto: Lula Marques/Agência Brasil.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu arquivar nesta sexta-feira (28) a apuração envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Gutemberg Reis, acusados de suposta falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19.

Moraes atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para encerrar a investigação.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recentemente analisou a delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Embora não tenham sido encontradas provas suficientes para confirmar as alegações de Cid, a delação permanece válida e suas informações foram consideradas no caso da tentativa de golpe de Estado, do qual Bolsonaro é réu.

As investigações sobre a possível falsificação de cartões de vacina de Bolsonaro e sua filha, Laura, continuam a gerar repercussão. A Polícia Federal (PF) confirmou que dados falsos sobre a vacinação foram inseridos e posteriormente apagados do sistema do Ministério da Saúde, levando ao indiciamento de Bolsonaro, do deputado Gutemberg, de Mauro Cid e de outras 14 pessoas por associação criminosa e inserção de dados falsos.

Argumentos da PGR sobre a investigação

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, explicou que, embora a PGR não descarte a possibilidade de crime, não foram encontradas provas suficientes para confirmar a delação de Cid, conforme exigido por lei. A PGR destacou que, apesar das evidências de dados falsos no sistema, não há provas concretas de que Bolsonaro tenha ordenado a falsificação.

Sobre o deputado Gutemberg, a PGR apontou que há indícios de que ele tomou a vacina e promoveu a imunização em suas redes sociais, o que contrasta com as acusações de envolvimento na falsificação dos dados de vacinação.

Em sua delação, Mauro Cid afirmou que Bolsonaro solicitou a falsificação de seu cartão de vacina e do cartão de sua filha, Laura. Cid detalhou como o pedido foi feito, mencionando que Bolsonaro teria dito: “Faz pra mim também”, referindo-se ao cartão de vacina. Quando questionado pelos investigadores, Cid confirmou que o pedido incluía tanto Bolsonaro quanto Laura.

Como a Polícia Federal está conduzindo a investigação?

A Polícia Federal está conduzindo uma investigação minuciosa sobre a inserção de dados falsos no sistema do Ministério da Saúde. A PF já indiciou várias pessoas, incluindo Bolsonaro e Mauro Cid, por associação criminosa e falsificação de dados. A investigação busca esclarecer a extensão do envolvimento de cada um dos indiciados e confirmar a origem das ordens para a falsificação dos cartões de vacina.

Quais são as implicações legais para Bolsonaro?

As implicações legais para Bolsonaro são significativas, uma vez que ele já é réu em um caso de tentativa de golpe de Estado. Se comprovado seu envolvimento na falsificação dos cartões de vacina, ele poderá enfrentar acusações adicionais, o que complicaria ainda mais sua situação jurídica. A continuidade das investigações e a busca por provas concretas serão cruciais para determinar o desfecho deste caso.

Terra Brasil Notícias

Compartilhe:

Artigos Relacionados

PF indicia Bolsonaro e outros 11 em investigação sobre venda de joias

Jamile Romano

Deputados do Acre se dividem em votação sobre regulamentação de serviços de streaming no Brasil

Kevin Souza

Julgamento de Bolsonaro revela confissão involuntária e pressiona democracia brasileira

Redacao

TSE aplica multa de R$ 15 mil a Bolsonaro por associar Lula ao PCC nas eleições

Jamile Romano

Michelle Melo considera apoiar Mailza Assis para o Governo do Acre em 2026: “Ela sabe o que quer”

Kevin Souza

Fux cita incompetência do STF para julgar ação contra Bolsonaro

Redacao