23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Incluir professores da Educação Infantil no Magistério é corrigir uma injustiça, garante Socorro Neri

Publicado em 30/11/2023

Projeto que inclui professores da Educação Infantil como profissionais do Magistério, de autoria da deputada professora Luciene Cavalcante, foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira(29)na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Relatado pela deputada Socorro Neri-educadora de formação- o projeto, segundo a parlamentar, vem sanar uma injustiça com os professores da Educação infantil, ”e corrige uma desigualdade estrutural na legislação educacional brasileira”.
“Este projeto é uma reparação histórica a milhares de mulheres profissionais de educação que ainda não estão incluídas no Magistério”, disse a deputada Luciene Cavalcante, ao agradecer o trabalho e empenho de Socorro Neri como relatora da proposta. Neri classificou a proposta como um avanço significativo para os profissionais da educação básica, que são fundamentais para o desenvolvimento inicial das crianças, “embora ainda não tenham seu trabalho plenamente reconhecido no âmbito das políticas públicas do Magistério”
Socorro Neri destacou que a proposta vem trazer inúmeros benefícios aos professores da Educação Infantil tais como reconhecimento profissional, equidade na carreira, maior investimento e impacto na qualidade da educação. Sem esquecer, disse a parlamentar, que a valorização dos professores de educação infantil é um investimento que gera retornos substanciais longo prazo, ”já que crianças bem formadas têm maior probabilidade de sucesso acadêmico e social, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico do país”.
Desafios
Neri elencou ainda algumas das grandes dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação infantil como remuneração inferior, dificuldades de progressão na carreira e limitações no aceso a formações continuadas. “Portanto, é imperativa a necessidade de incluir os professores da educação infantil como profissionais do Magistério “assegurou. Para a deputada, o projeto trará não apenas benefícios substanciais para a qualidade da educação, ”mas também aos objetivos mais amplos da educação nacional, tornando-se ,portanto, de mérito indiscutível”

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza prestigia ato cívico em comemoração a emancipação política de Epitaciolândia

Raimundo Souza

Julgamento de Bolsonaro revela confissão involuntária e pressiona democracia brasileira

Redacao

Lula passa por cirurgia em São Paulo para drenagem de hematoma

Marcio Nunes

Bolsonaro faz novo procedimento conter crises de soluço e tem outro marcado na segunda (29)

Raimundo Souza

Governo investe em modernização e entrega novos equipamentos para Representação do Imac no Alto Acre

Raimundo Souza

Presença de Eduardo Bolsonaro causa desconforto em missão empresarial da CNI nos EUA

Kevin Souza