22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Imunização contra a dengue: No Acre 11 cidades serão contempladas inicialmente

Publicado em 25/01/2024

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

Segundo a primeira lista divulgada, no Acre serão 11 cidades contempladas, todas elas na regional Baixo Acre e Purus. São elas: Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Sena Madureira, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Porto Acre, Acrelândia, Bujari, Santa Rosa do Purus e Jordão.

A Secretária de Saúde do Acre estabeleceu um plano de ação para o combate à doença e quer prioridade para a vacinação devido ao aumento de 106% nos casos de dengue no ano passado.

Segundo a OMS, serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

 

[Com informações Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo emite Nota pública sobre fuga de 6 presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco proporciona cursos profissionalizantes à servidores públicos

Marcio Nunes

Estações de tratamento voltam a operar, mas parte de Rio Branco continua sem fornecimento de água

Jamile Romano

Um vídeo que circula nas redes sociais revela o desespero de um homem esfaqueado

Raimundo Souza

Após polêmicas, Bocalom exonera Paulo Machado da Secretaria Municipal de Educação

Jamile Romano

Governo do Acre fortalece cobertura vacinal em áreas de difícil acesso com a Operação Gota 2025

Redacao