24.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ieptec recebe garantia de recursos para a educação profissional e tecnológica no Acre

Atualizada em 21/02/2024 16:57

Em busca de apoio e recursos para investimentos no Acre junto ao Ministério da Educação ( MEC), a diretora de ensino do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) do Acre, Mara Lima, recebeu a garantia de reforço, em 2024, para as seguintes áreas consideradas prioritárias: bioeconomia na Amazônia Legal; mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa Mulheres Mil; e ensino médio articulado com a educação profissional e tecnológica, tudo dentro das ações do ministério para todo o país.

A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 21, na sede do MEC, em Brasília. Mara, que representou o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, reuniu-se com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica daquele ministério, Getúlio Marques Ferreira, juntamente com a diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Carla Jardim, e o coordenador-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação, Pierry Teza. “Estamos em fase de planejamento das nossas ações, e elas precisam estar coerentes com as ações do ministério”, explicou Mara.

Recursos e programas

De acordo com a diretora Carla Jardim – que participou de forma virtual – o MEC deverá investir no país cerca de R$ 70 milhões para fomentar 60 mil novas vagas de ensino médio articulado com a educação profissional e tecnológica, dentro do programa da escola em tempo integral. Antes, será feito um diagnóstico da situação de cada estado.

Carla Jardim disse haver previsão orçamentária para a continuidade dos cursos em bioeconomia na Amazônia Legal e para a retomada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) prisional, além do programa Mulheres Mil, este último com novidades a serem anunciadas em março. A ideia, disse, é ter “ações de impacto e com escala” junto a esse público.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

“Rio Branco cansou dos mesmos de sempre” diz Emerson Jarude após votar

Marcio Nunes

Site do Nota Premiada Acreana apresenta opções para consulta de pontos, bilhetes e notas fiscais

Jamile Romano

Governo fortalece política habitacional e encerra 2023 com a garantia da construção de mais de 1.900 casas

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre é inserida em ferramenta utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco promove curso de tecnologias para educadores

Marcio Nunes

Prefeitura apoia a Conferência Municipal de Saúde do trabalhador

Marcio Nunes