22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre anuncia finalistas do Qualicafé 2024

Publicado em 02/10/2024

Dando continuidade ao sucesso da primeira edição, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), anuncia os finalistas da 2ª edição do Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre, o Qualicafé.

De um total de 22 participantes provenientes de diferentes municípios do estado, dez produtores foram selecionados para a final. Entre os municípios representados estão Brasileia, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Capixaba, Acrelândia, Porto Acre e Cruzeiro do Sul.

Com as inscrições encerradas em agosto, a final está marcada para o dia 30 de outubro, em Rio Branco. A avaliação sensorial será feita por r-graders (avaliadores de qualidade de cafés), profissionais gabaritados e capacitados a garantir a isonomia e transparência do concurso. O local exato do evento será divulgado em breve.

Confira abaixo a lista dos finalistas

Produtores classificados (em ordem alfabética) na avaliação física e sensorial

  • Gidenilson Feliciana – Cruzeiro do Sul
  • José Leite de Lima – Cruzeiro do Sul
  • Keyti Keti – Brasileia
  • Lucas Silva dos Santos – Brasileia
  • Natali Mendes Tavares – Porto Acre
  • Orlenilson José Viana – Mâncio Lima
  • Plecival Aparecido dos Santos – Brasileia
  • Raimundo Fernandes Caldas – Capixaba
  • Roberto da Silva Nascimento – Epitaciolândia
  • Vanderlei de Lara – Acrelândia

Além dos dez finalistas, mais cinco concorrentes terão a oportunidade de expor seus cafés na Semana Internacional do Café, que será realizada entre os dias 20 e 22 de novembro em Belo Horizonte (MG), onde suas amostras serão avaliadas por especialistas internacionais. São eles: Celso Timporim, Elizangela Barbosa, José Sebastião de Oliveira, Rosaldo Lourenço Machado e Shirlei de Jesus Pereira.O processo de seleção envolveu o envio de amostras de café aos escritórios regionais da Seagri, onde foram codificadas, para garantir a imparcialidade. Em seguida, as amostras passaram por análises físicas e sensoriais realizadas por degustadores certificados.Segundo o titular da Seagri, José Luís Tchê, o concurso visa incentivar a adoção de melhores práticas agrícolas, promover a sustentabilidade e valorizar a produção de cafés especiais na região amazônica. “Estamos otimistas com o crescimento da produção de cafés robusta no Acre. Este concurso não só motiva os produtores a investirem em qualidade, como também coloca o nosso estado no mapa da cafeicultura nacional”, destaca o secretário.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com o intuito de fomentar o turismo, Estado oferta curso de espanhol para moradores do Rio Croa

Raimundo Souza

Segurança Pública atualiza sistema da Central de Atendimento e Despacho

Redacao

Seu filho pode ganhar até R$ 3.850 no Concurso Cultural “Todos Contra o Aedes Aegypti”

Marcio Nunes

Polícia desarticula associação criminosa no Acre especializada em tráfico de drogas interestadual

Jamile Romano

Governo abre novas vagas para cadastro de reserva de estagiários

Jamile Romano

Aleac realiza sessão solene em homenagem aos 62 anos do Ministério Público do Acre

Marcio Nunes