31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo cria tarifa social para usuários de baixa renda dos serviços de água e esgoto

Atualizada em 04/01/2024 12:02

O governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), lançou nesta terça-feira, 2, o programa Tarifa Social – Mais Água, Menos Desigualdade. A iniciativa entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro, proporcionando tarifas mais acessíveis para quem consome até 15 metros cúbicos de água potável mensais.

“Essa é uma medida prevista lá atrás pelo programa do governo Gladson para a universalização dos serviços de água e esgoto no estado. A tarifa social vai reduzir significativamente o custo para milhares de famílias, tornando o acesso aos serviços mais equitativos”, argumenta o presidente do Saneacre, José Bestene.

De acordo com o gestor, as regras para a concessão da tarifa social foram estabelecidas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) por meio das resoluções Nº 95 e 96/Ageac, de 4 de dezembro de 2023, que estabelecem as tarifas e altera a estrutura tarifária dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pelo Saneacre.

Com base no documento publicado no Diário Oficial do Estado, o benefício é destinado às famílias do Cadastro Único (CADÚnico) para programas sociais do governo federal que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, aos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) e também às famílias indígenas ou quilombolas com renda específica.

A Tarifa Residencial Social é aplicada de forma cumulativa, com descontos proporcionais ao consumo de água. Para até dez metros cúbicos por mês, há um desconto mínimo de 50%. Para consumo entre 10 e 15 metros cúbicos, o desconto mínimo é de 30%. Não há desconto para consumo acima de 15 metros cúbicos por mês.

Para aderir ao programa, os usuários devem procurar uma agência do Saneacre ou a OCA em seu município, de segunda a sexta, das 7h às 14h (exceto feriados). É necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, documentação de cadastro em benefício social federal, número de unidade consumidora e comprovante de residência.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Semulher finaliza curso de customização de guardanapos para mulheres em situação de violência

Marcio Nunes

Vozes do interior: experiências humanas como fonte de inspiração para a criação artística

Raimundo Souza

Retorno do Refis promete fortalecer economia, emprego e renda no Acre

Marcio Nunes

Acre recebe recurso para realizar testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde

Marcio Nunes

MPAC recomenda implantação do ponto eletrônico nas unidades de saúde de Rio Branco

Jamile Romano

Dois detentos furam buraco em laje e fogem de presídio em Cruzeiro do Sul; Iapen inicia buscas

Jamile Romano