24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador discute combate à dengue em Reunião Virtual com Ministério da Saúde

Atualizada em 07/02/2024 16:31

O governador Gladson Cameli participou nesta quarta-feira, 7, de uma Reunião Virtual com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o Fórum de Governadores para discutir a situação emergencial do enfrentamento à dengue no estado. Acompanhado pelos secretários de Estado de Saúde e de Governo, Pedro Pascoal e Alysson Bestene, respectivamente, o governador destacou a urgência de ações coordenadas.

No início de sua fala, a ministra anunciou uma ligação pessoal ao governador para tratar diretamente das questões emergenciais relacionadas à dengue no Acre. Dados do Info Dengue indicam uma incidência alta da doença em todo o país, com exceção da região Nordeste.

O foco do Ministério da Saúde é reforçar a resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) na urgência e emergência, intensificando o trabalho dos agentes de endemias no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.

O governador enfatizou a importância do fortalecimento dos laboratórios estaduais, considerando a proximidade com países vizinhos, Peru e Bolívia. Cameli agradeceu a atenção do Ministério da Saúde e ressaltou a necessidade de cooperação regional.

“O que nós estamos precisando aqui é o fortalecimento dos nossos laboratórios, porque nós fazemos fronteira aqui com dois países, Peru e Bolívia, e ainda temos as fronteiras aqui com os estados vizinhos. E já temos toda a atenção do Ministério da Saúde. Estamos próximos, com uma boa comunicação, a praticidade que nós temos. Mas eu preciso que a senhora ministra se preocupe com os países vizinhos que estão ao nosso redor. Isso é importante, e aqui finalizo agradecendo essa oportunidade de estarmos reunidos nesse momento”, destacou o governador Gladson Cameli em sua oportunidade de fala com a ministra.

Vacinação contra a dengue inicia em fevereiro no Acre

Em resposta ao aumento de casos, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre reforça as medidas de combate ao Aedes Aegypti. O governo, por meio da Sesacre, iniciará a vacinação contra a dengue já em fevereiro, com a distribuição da vacina para 11 municípios.

A imunização será focalizada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, residentes em cidades com mais de 100 mil habitantes e alto volume de casos de dengue tipo 2. A vacinação abrangerá municípios como Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Sena Madureira, Plácido de Castro, entre outros.

Diante da expectativa da população para a chegada da vacina, o governo enfatiza que eliminar os criadouros do mosquito ainda é a medida mais eficaz de combate à dengue.

Além da preocupação com a dengue, alguns estados enfrentam aumento de casos de outras viroses respiratórias, incluindo um aumento de casos de covid-19.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

O corpo do ex-governador do Acre Flaviano Melo está sendo velado no Palácio Rio Branco

Raimundo Souza

Mais três casos de Doença de Chagas são confirmados em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre

Jamile Romano

Deputados aprovam reajuste de quase 5% para os servidores do Poder Judiciário do Acre

Jamile Romano

Tanízio Sá pede melhorias na saúde de Manoel Urbano e se solidariza com gaúchos

Marcio Nunes

Semulher lança projeto ‘De Homem para Homem’ e cartilha ‘Como conversar com homens sobre violência contra mulheres?’

Marcio Nunes

Mãe de piloto desaparecido na Venezuela procurou a polícia do AC em busca de notícias do filho, diz delegado

Jamile Romano