30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Força Nacional do SUS vacina mais de mil indígenas no Acre

Atualizada em 15/07/2024 09:03

A campanha de imunização contra a influenza A em comunidades indígenas do Acre já vacinou 1.165 pessoas. A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) atua na região desde 1º de julho, após o aumento de casos de casos de Síndrome Gripal (SG), Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA) em aldeias do município Assis Brasil.

A meta do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Acre é vacinar uma população indígena de cerca de 2 mil pessoas.

A equipe da Força Nacional — composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos — está concentrada nas aldeias do Rio Iaco, no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Purus. Ao todo, foram registrados 337 casos de gripe e diarreia. Duas crianças morreram.


“A melhor forma de prevenção é a vacinação, por isso montamos uma campanha na região e começamos a imunizar todos que ali residem”, explica o coordenador da FN-SUS, Rodrigo Stabeli


Como reforço, o ministério enviou caixas térmicas e insumos para estruturar as ações de imunização no local. Além disso, um freezer foi encaminhado para a aldeia Jatobá e Extrema, para fortalecer a rede de frio local.

Segundo a secretaria, as notificações têm mostrado que crianças de 1 a 5 anos e idosos acima de 60 anos são desproporcionalmente afetados com as doenças.

Assis Brasil é um município acreano de mais de 7 mil habitantes. A cidade está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia.

O Sistema de informação da Atenção à Saúde indígena (Siasi) registra que duas etnias — Jaminawa e Manchineri — residem na localidade, totalizando 2,1 mil indígenas, distribuídos em 32 aldeias.

Casos registrados:

  • Síndrome gripal: 259
  • Doenças diarreicas agudas (DDA): 69
  • Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): 9

[GOV.BR]

Artigos Relacionados

Acordo entre Acre e Madre de Dios firma futura criação de comitê binacional para fortalecer integração econômica

Marcio Nunes

Na  próxima segunda-feira (24) o governador Gladson Cameli Incluirá  na razão social da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) o nome do ex-governador  Flaviano Melo

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco luta contra o tempo para resolver problemas das ETAS e normalizar abastecimento de água na capital

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza Assis prestigia abertura dos jogos eletrônicos na Expoacre Juruá

Raimundo Souza

Prefeito Bocalom veta PL que proíbe participação de crianças na Parada LGBT

Jamile Romano

Ação humanitária do governo entregou mais de 146 toneladas em alimentos para atingidos pelas enchentes

Marcio Nunes