28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Flavio Dino suspende o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Atualizada em 23/12/2024 15:50

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o pagamento de cerca de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão que não teriam cumprido critérios de transparência para sua execução.

Dino determinou também a instauração de inquérito pela Polícia Federal, após pedido do PSOL, que teve, por base, suspeitas de irregularidades na destinação dos recursos de emendas das comissões permanentes do Legislativo.

Recentemente, a decisão de Dino, definindo critérios de transparência e rastreabilidade para a liberação de emendas, foi referendada por unanimidade pelo STF.

A suspensão no pagamento de emendas parlamentares teve origem em uma decisão do STF, de dezembro de 2022, que entendeu serem inconstitucionais alguns repasses que não estariam de acordo com as regras de distribuição de recursos. Diante da situação, o Congresso Nacional aprovou uma resolução alterando essas regras. O PSOL, então, entrou com uma ação contrária ao pagamento dessas emendas.

Em agosto deste ano, Dino, além de suspender o pagamento de emendas, determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) auditasse os repasses dos parlamentares por meio das emendas do chamado orçamento secreto.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Jamile Romano

Declarações do Imposto de Renda na malha fina chegam a 1,47 milhão

Jamile Romano

Vídeo: emocionado, Raul Gil se despede do SBT em último programa

Raimundo Souza

Ministério da Saúde incorpora vacina contra a dengue no SUS

Marcio Nunes

Saúde monitora novas variantes e reforça vacinação contra covid-19

Marcio Nunes

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

Raimundo Souza