29.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Publicado em 12/12/2025

Em comunicado publicado nesta sexta-feira (12), o governo dos Estados Unidos retirou o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes da lista de pessoas sancionadas pela Lei Magnitsky. 

Também foi retirado o nome da esposa do ministro, a advogada Viviane Barci de Moraes, e do Instituto Lex, ligado à família do ministro.

A decisão é do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro norte-americano.

As sanções da Lei Magnitsky foram impostas a Alexandre de Moraes pelo governo de Donald Trump no fim de julho. Em setembro, a lista passou a incluir também o nome de Viviane.

Entenda

A Lei Magnitsky é um mecanismo previsto na legislação estadunidense usado para punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos no exterior. Entre outros pontos, a medida bloqueia bens e empresas dos alvos da sanção nos EUA.

Entre as sanções previstas estão o bloqueio de contas bancárias, de bens e interesses em bens dentro da jurisdição em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.

Ao aplicar a sanção a Moraes, o órgão do Departamento de Tesouro norte-americano acusou Alexandre de Moraes de violar a liberdade de expressão e autorizar “prisões arbitrárias”, citando o julgamento da tentativa de golpe de Estado e decisões contra empresas de mídia social estadunidenses.

De acordo com o Secretário do Tesouro, Scot Besset, Moraes seria responsável por uma campanha opressiva de censura, por detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e por processos politizados, “inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Perdeu prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor? Saiba o que fazer

Jamile Romano

Acre Mobiliza 121 Candidatos para a Segunda Etapa do Concurso Nacional Unificado (CPNU 2)

Raimundo Souza

Senador Sérgio Petecão no velório do ex-governador Flaviano Melo

Raimundo Souza

Oficinas de simulação preparam profissionais para combate eficaz a Febre Aftosa no Acre

Raimundo Souza

STF nega recurso de Bolsonaro para tirar Moraes do inquérito do golpe

Marcio Nunes

Governo do Acre empossa oito novos enfermeiros para reforçar saúde em Brasileia

Raimundo Souza