25.3 C
Rio Branco
sábado, 2 de maio de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Publicado em 12/12/2025

Em comunicado publicado nesta sexta-feira (12), o governo dos Estados Unidos retirou o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes da lista de pessoas sancionadas pela Lei Magnitsky. 

Também foi retirado o nome da esposa do ministro, a advogada Viviane Barci de Moraes, e do Instituto Lex, ligado à família do ministro.

A decisão é do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro norte-americano.

As sanções da Lei Magnitsky foram impostas a Alexandre de Moraes pelo governo de Donald Trump no fim de julho. Em setembro, a lista passou a incluir também o nome de Viviane.

Entenda

A Lei Magnitsky é um mecanismo previsto na legislação estadunidense usado para punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos no exterior. Entre outros pontos, a medida bloqueia bens e empresas dos alvos da sanção nos EUA.

Entre as sanções previstas estão o bloqueio de contas bancárias, de bens e interesses em bens dentro da jurisdição em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.

Ao aplicar a sanção a Moraes, o órgão do Departamento de Tesouro norte-americano acusou Alexandre de Moraes de violar a liberdade de expressão e autorizar “prisões arbitrárias”, citando o julgamento da tentativa de golpe de Estado e decisões contra empresas de mídia social estadunidenses.

De acordo com o Secretário do Tesouro, Scot Besset, Moraes seria responsável por uma campanha opressiva de censura, por detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e por processos politizados, “inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

‘Guerra civil’ e ‘massacre’: veja notícias ao redor do mundo sobre operação com centena de mortes no Rio

Raimundo Souza

Empresas de irmãos e primo de Toffoli tiveram como sócio fundo ligado a suspeitas no caso Master

Raimundo Souza

STF forma maioria para responsabilizar big techs por conteúdos de usuários

Marcio Nunes

Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria atende crianças na Vila do Incra, em Porto Acre

Raimundo Souza

Rebeca Andrade é prata no individual geral na ginástica em Paris

Marcio Nunes

Inscrições para bolsas do Prouni terminam nesta sexta (4); tire suas dúvidas

Jamile Romano