25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 27 de maio de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estande do Iapen na Expoacre expõe trabalhos em marcenaria feitos por detentos

Publicado em 01/09/2024

Mesas rústicas, cadeiras, poltronas, bancos, decorações, itens de cozinhas como tábuas de carne, petisqueiras, entre outros. Todos esses são itens feitos por detentos que trabalham com marcenaria no Polo Moveleiro de Rio Branco. Essas e outras peças estão à disposição no estande do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) na Expoacre, que teve início neste sábado, 31 e segue até o domingo, 8 de setembro.

Móveis são produzidos por detentos que trabalham no Polo Moveleiro de Rio Branco. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O Advogado César Calixto, que passou pelo local nesta primeira noite de exposição, ficou encantado com os móveis de marcenaria expostos no estande do Iapen: “eu parei aqui e gostei do trabalho que os reeducandos estão fazendo, eu me deparei com um trabalho mais sofisticado. Estão, de parabéns os detentos que estão remindo sua pena com um trabalho bonito, parabéns ao Iapen”.

Decorações feitas em madeira, produzidas por detentos são expostas na Expoacre. Foto: Zayra Amorim/Iapen

As madeiras utilizadas para fazer os itens em marcenaria são frutos de uma parceria entre o Iapen, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Luiz da Matta, chefe do Departamento de Ensino e Produção  Sustentável, explica que esse ano tem um diferencial, o Iapen está emitindo o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para as pessoas que estiverem adquirindo alguma peça fabricada pelos detentos: “A venda ela vai estar com um novo sistema, é o documento de arrecadação do Estado (DAE), lá tem o campo Receitas Industriais que é o caso aqui das marcenarias, dos instrumentos musicais, até do artesanato, da produção e das bandeiras também, assim dando mais transparência né, e a renda arrecada com as vendas vai para o fundo penitenciário do Acre, que retorna para a gente por meio de licitação e compra direta para aquisição de insumos e equipamentos”.

Mesa rústica em madeira feita por detentos é exposta no estande do Iapen. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Todas as peças expostas no estande são produzidas por detentos que trabalham com marcenaria no Polo Moveleiro de Rio Branco, como uma forma de remissão da pena e reintegração à sociedade. O Diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício Silva, explica que o trabalho de ressocialização é contínuo e tem o intuito de reintegrar essas pessoas com uma oportunidade de trabalho real: “nosso objetivo é trazer o maior número de trabalho, para que ele venha sair dali com o certificado seja de agricultor, de marceneiro, que ele venha sair dali com uma oportunidade de emprego”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moradores da Cidade do Povo bloqueiam BR-364 em protesto contra altas tarifas de energia e congestionamento se forma

Jamile Romano

Farmácia Popular: saiba como retirar remédios e fraldas geriátricas

Raimundo Souza

Governo do Acre realiza a entrega de 18 novos leitos de UTI no Into para reforço no atendimento à população

Jamile Romano

Headscon Acre 2026 transforma Rio Branco no epicentro da tecnologia e cultura gamer na Amazônia

Páscoa deve movimentar cerca de R$ 25 milhões no Acre e impulsionar o comércio local, aponta Fecomércio-AC

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco participa da abertura oficial do Censo Escolar 2025

Marcio Nunes