23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 21 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Equipe de Trump prepara retirada imediata dos EUA da OMS, diz especialista

Atualizada em 23/12/2024 16:24

Integrantes da equipe de transição presidencial de Donald Trump estão preparando terreno para que os Estados Unidos se retirem da Organização Mundial da Saúde no primeiro dia de seu segundo mandato, de acordo com um especialista em leis de saúde familiarizado com as discussões.

“Sei de fonte segura que ele planeja se retirar, provavelmente no primeiro dia ou logo no início de seu governo”, disse Lawrence Gostin, professor de saúde global da Universidade de Georgetown, em Washington, e diretor do Centro de Colaboração da OMS em Direito Sanitário Nacional e Global.

O Financial Times foi o primeiro a informar sobre os planos, citando dois especialistas. O segundo especialista, o ex-coordenador de resposta à Covid-19 da Casa Branca Ashish Jha não estava imediatamente disponível para comentar.

A equipe de transição de Trump não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

O plano, que se alinha com as críticas de longa data de Trump à agência de saúde da ONU, marcaria uma mudança dramática na política de saúde global dos EUA e isolaria ainda mais Washington dos esforços internacionais para combater pandemias.

[CNN Brasil]

Artigos Relacionados

Clima político ruim e sucessão na Câmara deixam cronograma da reforma tributária indefinido

Jamile Romano

Piauí e Acre têm mais de 20% da população com nova Carteira de Identidade Nacional

Jamile Romano

‘De vez em quando a gente erra’ em escolha de ministros, diz Lula

Raimundo Souza

Lula e Petro, da Colômbia, cobram divulgação das atas na Venezuela

Raimundo Souza

Senador Sérgio Petecão destina a Rio Branco R$ 18,9 milhões para maquinários e R$ 1,7 milhão para esporte

Jamile Romano

Moraes manda à PGR informações da defesa de Bolsonaro sobre convite de Trump

Jamile Romano