27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Em nota técnica entregue ao MEC, Socorro Neri propõe melhorias na formação de professores

Publicado em 21/12/2023 05:12
Integrante da Frente Parlamentar Mista da Educação, a  deputada Socorro Neri(PP), juntamente com a deputada profº Goreth (PDT/AP)  e profissionais vinculados à educação, esteve esta quarta-feira(20)no Ministério da Educação para uma audiência com a secretária da Educação Básica, Kátia Schewickardt. Em pauta a entrega de uma Nota Técnica , resultado de trabalhos realizados pela Comissão de  Desenvolvimento e Valorização de Professores (órgão integrante da FPME) para a discussão de melhorias na formação inicial docente ,a partir de análise dos programas de incentivo à docência já existentes. ”Nossa preocupação fundamental é com a formação inicial dos professores”, disse a deputada.
Coordenadora da Comissão de Desenvolvimento e Valorização dos Professores da FPME a deputada Socorro Neri, juntamente com a deputada profº  Goreth (PDT/AP),solicitou   através da Nota Técnica, o reforço e a melhoria de 2 programas fundamentais para a formação inicial dos professores: o PIBID(Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Docência) e a Residência Pedagógica.
Nota Técnica
Baseada em dados e evidências, a Nota Técnica, segundo Neri, propõe uma nova  política nacional , com ofertas de bolsas durante os 4 anos do curso de licenciatura, além de unir  os programas PIBID e Residência Pedagógica  em uma oferta única e anual de bolsas que acompanhe os alunos durante os 4 anos de formação, enfrentando assim a evasão.
 A proposta sugere ainda  revisão  e equidade na distribuição das bolsas, a perenidade  do programa, corresponsabilização dos estados e a instituição da Política Nacional de Formação dos Profissionais de Educação básica dentre outras sugestões. Segundo a deputada, a Nota Técnica vem aprimorar a formação do docente em nível superior, garantindo a valorização destes profissionais e “construindo caminhos para um ambiente propício à formação adequada dos professores”.
[Assessoria]

Artigos Relacionados

Pagamento da 2ª parcela do 13º acontece nesta quarta; Veja quem recebe

Jamile Romano

Governo do Acre abre agenda de comércio exterior com prospecção de negócios em Madre de Dios

Jamile Romano

Bocalom visita obras do elevado as 6h da manhã e ao ver que não tem ninguém na obra cobra secretário e empresa

Jamile Romano

Governo e Fieac dialogam com moveleiros para aprimorar programas e incentivos à categoria

Jamile Romano

Saúde do Acre recomenda vacinação contra a covid-19 e influenza no combate as síndromes respiratórias

Jamile Romano

MP na Comunidade participa do “Dia da Família” na Escola Zuleide Pereira de Souza

Marcio Nunes