30.3 C
Rio Branco
terça-feira, 22 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Educação e Centro de Ensino Dom Bosco comemoram Dia da Síndrome de Down com caminhada no Horto

Atualizada em 21/03/2025 16:34

Promovendo a inclusão e a valorização da diversidade, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Centro de Ensino Especial Dom Bosco, realizou uma caminhada no Horto Florestal, em Rio Branco, para celebrar nesta sexta-feira, 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down.

O evento reuniu estudantes de várias idades, professores, pais e outros atores da comunidade escolar. Intitulada Todo Mundo Cabe no Mundo – Movimento Meias Trocadas, a campanha transmite a ideia da aceitação da diversidade de forma lúdica, destacando que as diferenças tornam o mundo mais rico e colorido. A analogia entre os cromossomos e as meias trocadas reforça a singularidade de cada indivíduo.

Ao longo da semana, a escola desenvolveu diversas atividades para sensibilizar os estudantes sobre a inclusão. A programação incluiu a confecção de cartazes, dinâmicas explicativas sobre o significado das meias trocadas e a relação com a síndrome de Down, resultante de uma alteração genética no cromossomo 21. Além disso, foi realizada uma campanha para arrecadação de meias, que foram distribuídas aos estudantes para o evento.

Durante a caminhada, os participantes exibiram cartazes e usaram meias trocadas em apoio à causa. Outra atividade realizada foi Abrace um Amigo Down, na qual os participantes utilizaram tinta guache azul e amarela, cores da campanha, para marcar as mãos nos coletes brancos dos estudantes, simbolizando o afeto e a inclusão. As comemorações continuaram ao longo do dia na escola, com apresentações culturais, música e dança.

A coordenadora de ensino do Dom Bosco, Giselle Moraes, destacou a importância do evento na promoção da inclusão por meio do aprendizado lúdico. “A ideia é trazer a diversão, a brincadeira e a ludicidade como ferramentas para o conhecimento. As crianças podem e devem estar incluídas na sociedade. O Movimento Meias Trocadas acontece no Brasil e no mundo, reforçando essa mensagem de aceitação e respeito às diferenças”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Ônibus Lilás da Semulher leva atendimento social, psicológico e jurídico para o bairro Vitória

Raimundo Souza

Governo do Acre e TRE promovem ação especial para emissão da Carteira de Identificação Nacional para pessoas com TEA

Jamile Romano

Palco alternativo conta com apresentações de artistas locais durante as nove noites da Expoacre

Raimundo Souza

Prefeitura realiza avaliação da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino

Marcio Nunes

Profissionais de medicina e enfermagem passam por qualificação na identificação das novas arboviroses

Jamile Romano

STF suspende concurso dos Bombeiros no AC por limitar participação de mulheres

Jamile Romano