19.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Educação do Acre realiza a Semana Nacional de Convivência Escolar

Publicado em 07/04/2026

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) iniciou nesta segunda-feira, 6, a Semana Nacional da Convivência Escolar, que será realizada até o dia 10, sexta-feira. A Semana, este ano, tem como tema “Respeitar, participar e aprender: democracia se constrói na escola”.

A Semana Nacional da Convivência Escolar tem entre os objetivos fortalecer a convivência, estimular o respeito, o diálogo, a empatia e a cultura de paz entre os estudantes, professores e a comunidade escolar como um todo.

Nesta segunda-feira, uma equipe do Departamento de Segurança Escolar da SEE foi até a escola Frei Heitor Maria Turrini, localizada no bairro Cidade do Povo, para realizar a abertura, naquela escola, da Semana Nacional da Convivência Escolar, que pretende ter como alguns dos resultados alcançados a prevenção de situações de bullying e cyberbullying, discriminação e violência.

Ao longo da semana, diversas atividades estão previstas, como concurso de poesia, palestras, dinâmicas e, na sexta-feira, como culminância da semana, a realização de uma caminhada, ação realizada pelas escolas em suas respectivas regionais.

Alyne Brandão destacou a importância da cultura de paz nas escolas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A representante do Departamento de Segurança Escolar, professora Alyne Brandão, destacou que a semana é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) a partir do Programa Escola que Protege. “O principal objetivo é a prevenção à violência escolar, o combate ao bullying e a promoção da cultura de paz”, explicou.

“Precisamos abordar essa temática, criar esse discurso coletivo e o Acre está mobilizado, todas as escolas foram convidadas a executar a programação de forma sistematizada, sincrônica, onde todas estarão abordando o mesmo tema”, disse.

Maria Vitória Feitosa: “a escola é a nossa segunda casa”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O diretor da escola, professor Antônio Francisco da Silva Lima, destacou a importância da semana para a comunidade. “Essas ações tem que ser contínuas. A gente precisa desenvolver essa cultura de paz junto com os alunos para que possamos nos tornar um ambiente seguro”, destacou.

A estudante Maria Vitória Feitosa, do nono ano do ensino fundamental destacou que a semana de convivência possibilita, além da socialização, também um aprendizado melhor. “Temos que combater a discriminação, pois a escola é a nossa segunda casa”, disse.

(Agência de Notícias do Acre)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Revitalização da Difusora Acreana é entregue e marca 80 anos da rádio mais antiga do Acre

Jamile Romano

Acre fortalece rede de vigilância e ações preventivas em saúde materna e infantil

Redacao

TCE-AC aprova, com ressalvas, as contas do governador Gladson Cameli referentes ao exercício de 2022

Redacao

Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026: Saúde atua com ações de prevenção na primeira noite da festa

Raimundo Souza

Polícia Militar do Acre aponta redução expressiva nos índices de criminalidade em 2024

Marcio Nunes

Fundhacre realizou mais dois transplantes de córnea neste final de semana

Jamile Romano