24.3 C
Rio Branco
domingo, 4 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Dom Porquito apresenta projeto para expandir produção de suínos no Acre

Atualizada em 04/12/2023 15:29

O presidente da Dom Porquito, Paulo Santoyo apresentou nesta segunda-feira (4), um arrojado projeto de expansão da produção de suínos no Acre, que tem a agricultura familiar como principal beneficiada.
Recebido no palácio Rio Branco pela governadora em exercício, Mailza Assis, num encontro articulado pelo presidente da ALEAC, Luiz Gonzaga, o executivo apresentou o projeto que prevê a inclusão de 300 produtores de suínos, que juntos, terão capacidade de produzir 96 mil unidades, a partir de 2025. Santoyo disse que a capacidade de produção da Dom Porquito é três vezes maior que a atual, porém a falta de matéria prima impede a indústria de aumentar as exportações.

“O potencial de produção do povo do Acre é fantástico. Precisamos aproveitar esse potencial para fortalecer a agricultura familiar e ao mesmo tempo fazer chegar às linhas de crédito a esses pequenos produtores “, explicou Santoyo.
O secretário de produção Luiz Tchê ratificou a proposta e disse que o governo vai acelerar a regulamentação fundiária para que os bancos possam financiar os projetos. O deputado Luiz Gonzaga lembrou que o incentivo da ALEAC para o setor começou em junho desse ano, com a audiência pública realizada pela ALEAC em Epitaciolandia. Na ocasião, o Legislativo estadual debateu o fortalecimento da economia no Alto Acre, apresentando um estudo do potencial de produção da indústria de suínos no Acre.

[Agência Aleac]

 

Artigos Relacionados

Semulher certifica mulheres em cursos profissionalizantes na capital e no interior

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco confere alimentação ofertada aos acolhidos no Parque Abrigo

Marcio Nunes

Acre participa do 2º Encontro Conexão Etnoturismo em Rondônia

Raimundo Souza

Sebrae divulga programação do Mês do MEI 2024

Marcio Nunes

Prefeito Bocalom assina ordem de serviço do Viaduto da AABB e de outras 12 obras

Jamile Romano

Socorro Neri propõe lei para criminalizar estelionato sentimental com penas de até oito anos

Jamile Romano