23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Desmatamento no Acre ultrapassa 7 mil km² e coloca estado entre os mais críticos da Amazônia

Publicado em 05/06/2025

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (5), os dados do sistema PRODES (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acendem um alerta para a crescente pressão sobre a floresta amazônica no Acre. Entre 2008 e 2024, o estado acumulou 7.229,38 km² de área desmatada, posicionando-se como o quinto mais impactado entre os nove estados da Amazônia Legal.

Embora em 2009 o desmatamento no Acre tenha sido de apenas 161,73 km² , um dos menores índices da série histórica , os anos seguintes revelam uma tendência de alta. O período entre 2018 e 2022 foi especialmente crítico.

Sob a gestão do governador Gladson Cameli (PP), a devastação florestal saltou para 706,88 km² em 2019. O avanço continuou em 2020 (660,72 km²) e alcançou o pico em 2022, com impressionantes 1.005,86 km² desmatados — o maior número já registrado no estado.

Nos anos de 2023 e 2024, houve uma leve redução, com 462,95 km² e 409,00 km² de floresta derrubada, respectivamente. No entanto, os números ainda estão acima da média histórica, indicando que a pressão sobre os territórios florestais permanece intensa. Mesmo com uma extensão territorial menor do que líderes do desmatamento como Pará, Mato Grosso e Amazonas, o Acre respondeu por 5,57% de todo o desmatamento na Amazônia Legal no período, superando estados como Roraima, Maranhão, Amapá e Tocantins.

Diante do cenário, o governo estadual lançou em 2025 a Operação Contenção Verde, uma iniciativa preventiva para conter o avanço da destruição ambiental, especialmente nos municípios considerados mais vulneráveis. Os resultados da operação só serão conhecidos ao final do ano.

A ação é coordenada pela Casa Civil e executada em conjunto com diversos órgãos estaduais e federais, entre eles o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Polícia Militar (PMAC), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), a Defesa Civil Estadual, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), o Gefron, o Ciopaer, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ibama, com apoio do Programa REM.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre participa de reunião nacional para tratar de estratégias de proteção ao meio ambiente

Kevin Souza

Fundhacre reintegra pacientes ao serviço de hemodiálise do Estado

Jamile Romano

Defensoria Pública e Iapen discutem aprimoramento no cadastro de visitantes em unidades prisionais

Marcio Nunes

Temporal com ventos de 70 km/h provoca quedas de árvores e poste em Rio Branco; jacaré aparece em área urbana

Kevin Souza

Secretário de direitos humanos defende mudança do Centro Pop como medida de recuperação social

Jamile Romano

Prefeitura realiza entrega de kits com caixas d’água para famílias de baixa renda da Baixada da Sobral

Marcio Nunes