27.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolítica

Deputados do Acre se dividem em votação sobre regulamentação de serviços de streaming no Brasil

Publicado em 05/11/2025

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) o texto-base do Projeto de Lei nº 8.889/2017, que estabelece novas regras para o funcionamento dos serviços de streaming no país — entre eles Netflix, YouTube e Claro TV+. O projeto, relatado pelo deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), define cotas obrigatórias de produções nacionais e concede benefícios fiscais às plataformas que investirem em conteúdo brasileiro.

No Acre, a votação dividiu opiniões. Os deputados Antônia Lúcia (Republicanos), Meire Serafim (União Brasil), Socorro Neri (PP) e José Adriano (PP) votaram a favor da proposta. Já Coronel Ulysses (União Brasil), Eduardo Velloso (União Brasil) e Roberto Duarte (Republicanos) se posicionaram contra. O deputado Zezinho Barbary (PP) não compareceu à sessão.

O texto foi aprovado por 330 votos a 118, com oposição apenas das bancadas do Novo, da Minoria e da Oposição. Antes de seguir para o Senado, a proposta ainda passará pela análise dos destaques — possíveis alterações que podem modificar trechos do texto principal.

Entre os principais pontos do projeto estão a obrigatoriedade de destaque para produções nacionais e independentes nos catálogos das plataformas e a definição de uma cota mínima de títulos brasileiros. O objetivo é ampliar a visibilidade do conteúdo nacional, fortalecer a indústria audiovisual e gerar mais empregos no setor.

Além disso, empresas que destinarem parte de sua receita à produção de obras brasileiras poderão obter reduções de até 75% na Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional).

O tema deve continuar em debate nos próximos dias, quando os deputados analisarão os destaques apresentados, que podem alterar pontos sensíveis do texto aprovado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Osvaldo D’Albuquerque é escolhido pelo governador Gladson Cameli novo procurador-Geral do MPAC

Marcio Nunes

Corpo em decomposição é encontrado por moradora após presença de urubus em mata de Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

Presidente da Câmara, Raimundo Naném, sofre grave acidante em ramal, na região de Pácido de Castro

Marcio Nunes

Quarta-feira (5) será de tempo abafado com chance de chuva no AC, diz Sipam

Jamile Romano

Governo do Acre fortalece cobertura vacinal em áreas de difícil acesso com a Operação Gota 2025

Redacao

Ipespe: Lula lidera corrida presidencial no DF com 28%; Tarcísio aparece em segundo com 19%

Kevin Souza