25.6 C
Rio Branco
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com apoio do governo do Estado, Festival Varadouro integra a Semana Chico Mendes no Acre

Publicado em 07/12/2025

Após 15 anos, o Festival Varadouro está de volta e, em 2025, será realizado em grande estilo, integrado à Semana Chico Mendes. O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e do governo do Estado do Acre, e realizado pela Eita Pau Produções e pelo Comitê Chico Mendes.

A iniciativa também conta com apoio de emenda parlamentar, da Casa Ninja Amazônia, da Abrafin, da plataforma Som.vc e do Circuito Amazônico de Festivais.

O Clube Juventus recebe, nos dias 12, 13 e 14, uma programação intensa com shows, oficinas, batalhas de MCs e atividades voltadas ao fortalecimento da produção cultural amazônica. Além dos artistas locais, o line-up confirma duas bandas do Amapá e uma do Amazonas, três artistas do Pará e uma atração de Rondônia.

Entre os convidados nacionais e internacionais estão Donatinho, Tulipa Ruiz e a banda peruana Rua Nexo Combo. O lançamento do evento foi realizado em café da manhã com a presença de vários produtores e músicos.

 

Para a produtora cultural Karla Martins, coordenadora do evento, esta edição concretiza um desejo antigo da cena musical acreana. “Finalmente o Festival Varadouro está de volta do jeito que sempre sonhamos: retomando o protagonismo, rearticulando a cena, com um line-up robusto e acolhendo ao máximo a música autoral acreana”, afirmou.

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca a relevância histórica do festival para o estado. “Estamos muito felizes em participar desse momento. O Varadouro abriu muitas portas para nossos talentos e cumpre um papel fundamental no fortalecimento da cultura e da identidade acreana.”

Presidente da FEM, Minoru Kinpara, destacou importância da retomada do Varadouro durante lançamento da programação. Foto: cedida

Nesta edição, o festival reafirma seu compromisso com a diversidade de expressões, a preservação das identidades e a ampliação do debate sobre cultura, território e direitos socioambientais. Cada atração, oficina ou roda de diálogo busca fortalecer a produção cultural independente e evidenciar a força dos artistas, coletivos e movimentos que moldam a cena artística do Acre.

Esquenta neste domingo na Casa Ninja Amazônia

A Casa Ninja Amazônia abre as portas às 16h deste domingo para o Esquenta Varadouro, reunindo diversos artistas locais. Entre as atrações confirmadas estão Glauber Jansen, com o show Visceral, o grupo Zoo Humanos, a artista Luma Gama e a Batalha da UFAC (BDU), que promete trazer ainda mais potência, ritmo e representatividade, reforçando o diálogo entre música, poesia e performance.

Produtora do evento Karla Martins faz convite à população para participar da programação do Varadouro. Foto: vedida

O Esquenta integra a programação preparatória do Festival Varadouro 2025, reforçando o compromisso de fomentar a cena artística local e fortalecer conexões entre artistas, produtores e o público acreano. Segundo Karla Martins, o evento também marca a abertura do espaço da Casa Ninja Amazônia no Acre, que receberá uma intervenção de graffiti.

Karla reforça que toda a programação terá entrada franca, seguindo a proposta do festival, e convida a população a participar.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

3° Workshop de Tatuagem RBR Supply promoveu capacitações para tatuadores acreanos

Marcio Nunes

Espetáculo TsuNany promove quebra de preconceitos em torno da empregabilidade LGTBQIA+

Jamile Romano

MPF recorre para condenar União e estado do Acre por omissão em investigações da morte de Wilson Pinheiro na ditadura

Jamile Romano

MPAC promove 3ª campanha de vacinação para integrantes da instituição

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco inaugura nova casa de acolhimento para imigrantes

Marcio Nunes

Prazo de adesão ao Refis se encerra no dia 22 de dezembro

Marcio Nunes