27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

No Acre, vendas do comércio varejista ampliado tem variação positiva de 1,5% e fica acima da média nacional

Publicado em 23/01/2024 10:01

Mais um dado positivo na economia soma-se a indicadores que colocam o Acre acima da média nacional quando o assunto é comércio e serviços. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segue divulgando os dados relacionados a novembro do ano passado. Na quarta-feira, 17, publicou balanço do comércio varejista, incluindo o ampliado, em que o estado acreano aparece com variação positiva de 1,5% em novembro, se comparado a outubro.

O índice ficou acima da média nacional do comércio varejista ampliado, que fechou novembro com 1,3%. Pelo segundo mês consecutivo, o Acre fechou esse balanço com índice positivo.

No segmento, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, são avaliados no levantamento.

No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2023, a variação ficou em 1,7% e, nos últimos 12 meses, 2,4%.

Já no comércio varejista, o Acre se recuperou após dois meses de queda, fechando em 0,6% em novembro e também ficando acima da média do Brasil, que foi de 0,1%. No acumulado do ano, o aumento é de 4,3%. Já no acumulado dos 12 meses, ficou em 4,3%.

O impacto das ações do Estado

Para o secretário de Governo, Alysson Bestene, esses resultados são reflexo da união do Executivo, Legislativo e governo federal em prol de políticas públicas que fomentam a economia do estado.

“Pautas como a reposição salarial dos nossos servidores, o chamamento do cadastro de reserva de 286 profissionais para saúde, além de mais concursos públicos e o suporte às secretarias são algumas de muito êxito em 2023. O índice de desemprego caiu no Acre e um dos fatores contribuintes foi a vontade do governador Gladson Cameli de incentivar a geração de emprego e renda”, destaca.

Um dos itens que fazem parte do varejo ampliado é material de construção. A execução de grandes obras na gestão também contribui para geração de empregos e, consequentemente, a injeção de mais recursos nessa área.

“Temos obras em Xapuri tocadas com um aporte financeiro de emendas do senador Marcio Bittar. Temos a reforma do hospital e da maternidade de Sena Madureira, o prédio do 2° Batalhão de Polícia Militar do Segundo Distrito de Rio Branco. Temos ainda a recuperação do Centro Poliesportivo da Arena da Floresta e as obras da Orla do Quinze”, enumera.

Além dessas obras, Bestene destaca o Arco Metropolitano, que ligará a BR-364, próximo à Cidade do Povo, à Vila Custódio Freire, já no trecho para o município do Bujari, que vai impactar positivamente na vida das pessoas.

O secretário também destacou que é necessário manter a parceria com o governo federal, uma vez que há recursos fundamentais para o desenvolvimento do estado.

“Somos um estado que precisa do governo federal e é preciso tirar as bandeiras ideológicas e políticas de lado para olhar para as necessidades do povo. Programas como o Minha Casa, Minha Vida possibilitarão a construção de duas mil residências populares no Acre. Temos ainda a recuperação e manutenção da BR-364 em toda a sua extensão no território acreano”, disse.

O Estado também comemora o aumento no setor de serviços, que registrou variação positiva no acumulado de janeiro a novembro do ano passado, ficando também acima da média nacional.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo e MP realizam ação para emissão de Carteira Estadual da Pessoa com TEA

Jamile Romano

Prefeito Tião Bocalom sanciona lei que veta contratação de condenados por crimes sexuais contra menores

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco lança Sala do Empreendedor

Jamile Romano

STF autoriza governador a passar as festas de fim de ano em companhia dos irmãos

Jamile Romano

Homem que esfaqueou e matou jovem de 17 anos é preso em flagrante

Jamile Romano

Representantes do governo se reúnem com o MPAC para alinhar estratégias de segurança durante o Carnaval

Jamile Romano