25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Circuito Seiva de Portas Abertas celebra diversidade audiovisual amazônica com cinema, música e oficinas gratuitas

Marcando o início de uma programação que celebra a diversidade audiovisual da Amazônia, o coletivo de cultura Seiva Colab Amazônica promove cinema, música e troca de conhecimentos nos dias 28 e 29 de junho com o Programa Seiva de Portas Abertas, garantindo cultura e entretenimento de maneira gratuita.

O primeiro dia será iniciado com o curta-metragem Cine Biriba, durante o qual, em 10 minutos, é contada uma narrativa baseada na crônica da escritora acreana Leila Jalul sobre uma sala de cinema na década de 1950 na periferia de Rio Branco.

Logo em seguida, o público poderá prestigiar o documentário O rio Negro são as pessoas, lançado em 2019, que revela a dinâmica da vida ribeirinha e questões que a cercam, como a liberdade de crescer livre frente ao rio e até mesmo a necessidade de partir.

Após a sessão de cinema, a música vai tomar conta com um show intimista de Eliza Byl e Daniel Ruiz, com o espetáculo Mângala, promovido pela dupla formada por uma brasileira e um mexicano com músicas autorais, mantras e cantos latino-americanos selecionados ao longo da jornada do casal.

O segundo dia começa dedicado para as crianças com uma sessão infantil com o curta de animação Lulina e a Lua e a oficina Reciclando Olhares, que propõe criação artística lúdica.

Com uma programação voltada para os mais jovens, a animação do Estúdio Teremim Lulina e a Lua será exibida no domingo, 29. Foto: Divulgação

Logo após, dois curtas metragens serão exibidos com debates no final da exibição. Ambos de direção de Manoela Rabinovitch, Mymba Guata, realizado coletivamente com jovens guarani na Terra Indígena Rio Silveiras, sobre a caminhada dos bichos em busca da Terra Sem Males. Além do curta Resiliência com um retrato poético de táticas de sobrevivência de um corpo numa matéria temporal congelada chamada Pandemia.

A realização do evento é feita de maneira colaborativa pelos coletivos culturais Breu Filmes, Celestina Produções e Palmácea Filmes com o apoio do Edital n° 10/2024 de subsídio para manutenção com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei Nº 14. 339/2022), por intermédio do apoio do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). O Estado também apoia a iniciativa difundindo as atividades por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Trabalho artístico é fruto da união entre coletivos culturais e de mulheres que se voltam para promover arte na região Norte. Foto: Divulgação

Serviço

Evento: Circuito de Cinema Seiva de Portas Abertas
Datas: 28 de junho (sábado), às 18h | 29 de junho (domingo), às 16h30
Local: Rua Francisco Neri, 225 – Vila Ivonete
Entrada: gratuita

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Joabe nega proteger Clendes e afirma que pedidos de afastamento serão votados ainda nesta semana

Kevin Souza

OCA e Secretaria de Saúde realizam campanha de conscientização sobre as hepatites virais com testes rápidos e vacinação para toda a população

Raimundo Souza

Cavalo Desmaia na Expoacre 2025: Calor Intenso Causa Incidente em Cavalgada

Raimundo Souza

Governador Gladson Camelí visita Hospital Regional do Alto Acre e reafirma compromisso com pacientes da região

Raimundo Souza

Bocalom e Márcio Bittar visitam obras de pavimentação da AC-445 entre Bujari e Porto Acre

Marcio Nunes

Polícia Militar tem novo comandante no 8º Batalhão

Jamile Romano