Atualizada em 15/04/2025 09:30
Um requerimento pedindo urgência na tramitação do projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 foi protocolado nesta segunda-feira (14) na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa contou com o apoio de cinco dos oito deputados federais do Acre.
Assinaram o pedido:
-
Eduardo Velloso (União Brasil)
-
Ulysses Araújo (União Brasil)
-
Zezinho Barbary (Progressistas)
-
José Adriano (Progressistas)
-
Roberto Duarte (Republicanos)
As deputadas Antônia Lúcia (Republicanos), Meire Serafim (União Brasil) e Socorro Neri (Progressistas) não assinaram o documento, compondo a bancada feminina do estado que se manteve distante da proposta.
O requerimento precisava de 257 assinaturas para ser protocolado, e os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiram superar esse número, reunindo 262 assinaturas.
Apesar da mobilização, o futuro do projeto ainda é incerto. As assinaturas apenas demonstram apoio à tramitação com urgência, mas o andamento efetivo depende de decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Segundo analistas políticos, a possibilidade de o tema ser levado à votação no momento é considerada improvável.
Caso o requerimento seja aprovado em plenário, o projeto de anistia deverá ser apreciado pela Câmara em até 45 dias.