24.8 C
Rio Branco
quinta-feira, 16 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Cinco deputados federais do Acre assinam pedido de urgência para anistia aos presos do 8 de janeiro

Publicado em 15/04/2025

Um requerimento pedindo urgência na tramitação do projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 foi protocolado nesta segunda-feira (14) na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa contou com o apoio de cinco dos oito deputados federais do Acre.

Assinaram o pedido:

  • Eduardo Velloso (União Brasil)

  • Ulysses Araújo (União Brasil)

  • Zezinho Barbary (Progressistas)

  • José Adriano (Progressistas)

  • Roberto Duarte (Republicanos)

As deputadas Antônia Lúcia (Republicanos), Meire Serafim (União Brasil) e Socorro Neri (Progressistas) não assinaram o documento, compondo a bancada feminina do estado que se manteve distante da proposta.

O requerimento precisava de 257 assinaturas para ser protocolado, e os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiram superar esse número, reunindo 262 assinaturas.

Apesar da mobilização, o futuro do projeto ainda é incerto. As assinaturas apenas demonstram apoio à tramitação com urgência, mas o andamento efetivo depende de decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Segundo analistas políticos, a possibilidade de o tema ser levado à votação no momento é considerada improvável.

Caso o requerimento seja aprovado em plenário, o projeto de anistia deverá ser apreciado pela Câmara em até 45 dias.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre fortalece IML e Polícia Técnico-Científica

Marcio Nunes

Diálogo entre Prefeitura e movimentos de pessoas em situação de rua aponta caminhos para mudanças concretas

Marcio Nunes

Dados oficiais desmistificam ideias de forte fluxo de acreanos para outros estados

Marcio Nunes

Operação Integrada é realizada no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Redacao

Situação preocupante : Rio Branco volta a ter o maior índice de poluição do Brasil

Jamile Romano

Missão de reconhecimento territorial é realizada no Parque Estadual Chandless

Marcio Nunes