23.8 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Ciclo de Palestras Mel do Acre reúne produtores de todas as regionais do estado na Expoacre

Publicado em 30/07/2025


Com o objetivo de capacitar produtores e incentivar a cadeia produtiva do mel no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), realizou na manhã desta quarta-feira, 30, o ciclo de palestras Mel do Acre, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco.

O Programa REM/KfW e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) são parceiros do governo no evento. A ação faz parte das programações de capacitação oferecidas pela Seagri durante a Expoacre e reúne mais de 150 participantes entre produtores de mel de todas as regionais do Acre, além de técnicos e especialistas na área.

Com palestras presenciais e online, o evento aborda o melhoramento genético das abelhas, sustentabilidade, Rota do Mel, abelhas nativas e casos de sucesso. O ciclo de palestras conta com ministrantes especialistas dos estados do Piauí e do Paraná.

De acordo com Zandra Pilar, coordenadora da Cadeia Produtiva do Mel na Seagri, o evento fortalece a produção local. “Essa é uma oportunidade para a gente estar interagindo, trocando experiências e fortalecendo a cadeia produtiva do mel no Acre”, declarou.

A coordenadora disse que o Estado, por meio do Programa REM/KfW, presta assistência necessária aos produtores de mel do Acre “fornecendo equipamentos, embalagens, materiais e insumos para o desenvolvimento de suas atividades”. “Possuímos uma certificação que atesta a procedência e a qualidade de nossos produtos. O mel do Acre já está disponível para a venda em estabelecimentos comerciais”, afirmou.

Um dos palestrantes do dia, o professor e engenheiro agrônomo, Laurielson Alencar, falou sobre a importância da valorização do produto para o mercado interno. “Nossa intenção é orientar os apicultores sobre a importância de uma boa embalagem, rótulo atrativo, a certificação do produto para fortalecer a comercialização interna do mel”, enfatizou.

O apicultor Bruno Flangini, de Rio Branco, atua há mais de 15 anos com produção de mel. Um dos pioneiros do Acre, ele já possui sua marca própria, o Acremel, e disse que vai aplicar o que aprendeu na sua produção.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para este domingo, 01

Raimundo Souza

Detran entrega novos fardamentos e EPIs aos agentes de trânsito

Marcio Nunes

Iapen expõe instrumentos musicais fabricados por apenados na ExpoAcre Juruá

Marcio Nunes

Tarifa de Trump compromete comércio exterior do Acre

Kevin Souza

Aberta campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS

Marcio Nunes

Com mais de 11 mil votantes, Sinteac realiza eleição estadual nesta sexta-feira; duas chapas lideradas por mulheres disputam presidência

Jamile Romano