24.1 C
Rio Branco
terça-feira, 30 de junho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Audiência pública discute descarte de lixo e novas regras para grandes geradores em Rio Branco

Publicado em 15/05/2026

Foto: Reprodução

Por Redação

O auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Rio Branco, sediou nesta sexta-feira (15) uma audiência pública para debater o descarte irregular de lixo e os reflexos do Decreto nº 3.418/2025. A normativa municipal regulamenta de forma rigorosa as obrigações e a gestão de resíduos sólidos por parte dos chamados grandes geradores na capital.

Promovido pelo vereador Felipe Tchê, o encontro reuniu secretários municipais, representantes de condomínios, hotéis, empresários, trabalhadores do setor de limpeza e membros da sociedade civil organizada para discutir os rumos da sustentabilidade urbana.

O foco central do debate girou em torno das responsabilidades de estabelecimentos comerciais, indústrias e grandes empreendimentos privados no que diz respeito ao acondicionamento, transporte e destinação final correta de seus resíduos. A discussão abordou os desafios logísticos da coleta e os impactos econômicos que as novas exigências geram para o setor privado.

Para o vereador proponente, o alinhamento entre a fiscalização pública e a cooperação do empresariado é o único caminho viável para mitigar os problemas ambientais de Rio Branco.

Fiscalização e impacto econômico

Durante a sessão aberta à população, representantes de diversos segmentos manifestaram dúvidas e sugestões sobre o cumprimento da legislação vigente. Foram sugeridas campanhas intensificadas de conscientização ambiental e maior clareza nos critérios de fiscalização para evitar punições severas sem o devido período de adaptação.

A expectativa da gestão pública é que o rigor do decreto reduza significativamente os pontos de descarte clandestino de entulhos e lixo comercial pela cidade, aliviando o sistema de coleta pública e direcionando os resíduos gerados em larga escala para os canais corretos de reciclagem e aterro sanitário licenciados.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisa aponta Alan Rick na liderança para o Governo do Acre em 2026

Jamile Romano

Bocalom comenta possibilidade de disputar o Governo do Acre em 2026

Kevin Souza

No Panorama, produtores de macaxeira recebem incentivo da prefeitura

Jamile Romano

Projeto ‘Cinema Possível’ leva sessões gratuitas para bairros de Rio Branco nesta semana

No Coração da Floresta: Maria Cândida desbrava o Acre e prepara palestra gratuita em Rio Branco, Veja o vídeo

Raimundo Souza

Comunidade ribeirinha no alto rio Macauã recebe Carteiras de Identidade Nacional gratuitas

Vitória Lopes