23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Após ter negado procedimento, MPAC recomenda que Hospital de Feijó assegure aborto legal

Publicado em 09/02/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Feijó, emitiu uma recomendação ao Hospital Geral de Feijó para que adote medidas de combate à violência obstétrica e que assegure o direito ao aborto legal.

A recomendação ocorre após a Unidade se negar a interromper a gravidez de feto anencéfalo.

O promotor de Justiça substituto Lucas Nonato ressalta os direitos fundamentais da mulher grávida previstos na Constituição Federal, além das hipóteses de abortamento lícito.

O aborto é permitido quando não há outro meio de salvar a vida da gestante, quando a gravidez é resultado de estupro e há consentimento da gestante, bem como nos casos de existência de feto anencefálico (sem cérebro), não sendo necessário a intervenção do MP, ordem judicial ou comunicação policial para ser realizado.

“A negativa de realização do aborto ou a imposição de requisitos não previstos em lei é considerada violência psicológica, configurando-se como violência institucional quando adotada por profissionais de saúde”, comenta.

O MPAC recomendou que o Hospital garanta a realização de procedimentos de interrupção da gestação em casos de aborto legal, independentemente da idade gestacional e peso fetal.

Foi estabelecido o prazo de dez dias úteis para a resposta do Hospital Geral de Feijó sobre o acatamento ou não da recomendação. Em caso de não resposta ou não acatamento, medidas judiciais e administrativas cabíveis serão adotadas.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

La Niña retorna e aumenta risco de nova cheia do Rio Acre em 2026

Kevin Souza

Governador Gladson Cameli prestigia formatura de jornalismo da Universidade Federal do Acre

Jamile Romano

Prefeito Bocalom veta PL que proíbe participação de crianças na Parada LGBT

Jamile Romano

Polícia Militar realiza corrida Tiradentes em comemoração aos 108 anos

Jamile Romano

Fundhacre se aproxima de 100 transplantes de fígado

Jamile Romano

Força Nacional do SUS vacina mais de mil indígenas no Acre

Jamile Romano