31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Após ter negado procedimento, MPAC recomenda que Hospital de Feijó assegure aborto legal

Atualizada em 09/02/2024 08:42

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Feijó, emitiu uma recomendação ao Hospital Geral de Feijó para que adote medidas de combate à violência obstétrica e que assegure o direito ao aborto legal.

A recomendação ocorre após a Unidade se negar a interromper a gravidez de feto anencéfalo.

O promotor de Justiça substituto Lucas Nonato ressalta os direitos fundamentais da mulher grávida previstos na Constituição Federal, além das hipóteses de abortamento lícito.

O aborto é permitido quando não há outro meio de salvar a vida da gestante, quando a gravidez é resultado de estupro e há consentimento da gestante, bem como nos casos de existência de feto anencefálico (sem cérebro), não sendo necessário a intervenção do MP, ordem judicial ou comunicação policial para ser realizado.

“A negativa de realização do aborto ou a imposição de requisitos não previstos em lei é considerada violência psicológica, configurando-se como violência institucional quando adotada por profissionais de saúde”, comenta.

O MPAC recomendou que o Hospital garanta a realização de procedimentos de interrupção da gestação em casos de aborto legal, independentemente da idade gestacional e peso fetal.

Foi estabelecido o prazo de dez dias úteis para a resposta do Hospital Geral de Feijó sobre o acatamento ou não da recomendação. Em caso de não resposta ou não acatamento, medidas judiciais e administrativas cabíveis serão adotadas.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Sema apresenta ações e projetos a representantes do Banco Mundial

Raimundo Souza

Douglas Richer Queiroz

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco inicia exercício financeiro de 2025 com foco na austeridade

Marcio Nunes

Instituto Socioeducativo inaugura salão de beleza e viveiro de mudas de hortaliças em unidades socioeducativas do Acre

Marcio Nunes

TV Rio Branco, ContilNet e Top Mídia transmitiram ao vivo os desfiles dos blocos do Carnaval 2025; assista

Raimundo Souza

Governo central tem déficit primário de R$ 1,5 bi em março, pior que o esperado

Jamile Romano