23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Amazônia apresenta estratégia e plataforma para o desenvolvimento sustentável da região na COP30

Publicado em 11/11/2025

Governadores e representantes dos nove estados da Amazônia Legal realizaram na tarde desta terça-feira, 11, em Belém (PA), o lançamento da Estratégia Amazônia 2050 e da Plataforma CAL2050. Na programação da COP30, as iniciativas consolidam a visão conjunta dos estados para orientar o desenvolvimento sustentável da região nos próximos 25 anos, reafirmando o compromisso da Amazônia brasileira com um futuro de prosperidade, justiça social e equilíbrio ambiental.

Governadores e representantes dos estados da Amazônia Legal lançaram a Estratégia Amazônia 2050 e a Plataforma CAL2050 nesta terça, na COP30, em Belém. Foto: Diego Gurgel/Secom

Representando o governador Gladson Camelí, a secretária de Estado de Povos Indígenas, Francisca Arara, destacou a importância da sinergia que há no Consórcio da Amazônia Legal, para que as políticas públicas sejam trabalhadas com integração e transparência.

Secretária de Estado de Povos Indígenas, Francisca Arara, representou o governador Gladson Camelí no evento. Foto: Diego Gurgel/Secom.

“Esse momento consolida o espírito de união dos estados da Amazônia Legal em torno de uma política de governança de desenvolvimento sustentável e estratégias para redução de desmatamento e contenção aos impactos das mudanças climáticas”, completou.

A Estratégia Amazônia 2050 é resultado de um processo colaborativo que envolveu secretários estaduais, especialistas e técnicos, com apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Diretora de Políticas Públicas do Ipam, Gabriela Savian, apresentou a Estratégia Amazônia 2050. Foto: Diego Gurgel/Secom.

A diretora de Políticas Públicas do Ipam, Gabriela Savian, apresentou o documento, que define diretrizes e metas de longo prazo para impulsionar a transformação ecológica e econômica da região. “Está alinhado à Estratégia Brasil 2050 e aos compromissos nacionais com a neutralidade climática e foi construído com muita responsabilidade pela Câmara Setorial de Planejamento, presidida pelo secretário de Planejamento do Acre, Ricardo Brandão”, enfatizou.

O evento contou também com a apresentação da Plataforma CAL2050, ferramenta integrada que centraliza dados geoespaciais, painéis dinâmicos e informações sobre os nove estados da Amazônia brasileira. A plataforma é conectada às bases oficiais federais e estaduais, permitindo acompanhar indicadores e monitorar a contribuição da região para as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).

Governador do Pará, Helder Barbalho, disse que entregas refletem o protagonismo dos estados amazônicos. Foto: Diego Gurgel/Secom.

Para o governador do Pará, estado brasileiro anfitrião da COP30, Helder Barbalho, as entregas refletem o protagonismo dos estados amazônicos. “Estamos muito felizes com esse momento, pois estamos trabalhando para a construção de soluções concretas e integradas para o enfrentamento das mudanças climáticas e o fortalecimento da governança territorial na Amazônia”, ponderou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo realiza aula inaugural do Curso de Espanhol na Comunidade do Rio Croa

Raimundo Souza

Governo do Acre e parceiros lançam edital de concursos para blocos e realeza da folia no Carnaval da Família 2025

Jamile Romano

Auxílio Gás será ampliado para botijão ser acessível em todo o país

Kevin Souza

Morre bebê acreano que precisa de remédio mais caro do mundo

Jamile Romano

Acre se despede de Flaviano Melo

Raimundo Souza

Concurso da Educação terá provas reaplicadas pela banca e novo cronograma será anunciado

Marcio Nunes