23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Aleac entra em recesso aprovando LDO para 2025 e mais 17 projetos do Executivo

Publicado em 11/07/2024

O Plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou, em Sessão Extraordinária desta quarta-feira (10) o projeto de lei n° 56 de autoria do Poder Executivo que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. Mais cedo, a matéria tramitou nas Comissões de Constituição e Justiça e Orçamento e Finanças da casa.

A proposição estima uma receita total de R$ 11,1 bilhões para 2025, um crescimento nominal de 12,27% em relação a 2024. As receitas primárias correntes estão projetadas em R$ 10,2 bilhões.

Para o exercício de 2025, o governo estabelece como prioritárias as áreas de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura, alinhadas ao Plano Plurianual do Estado do Acre para o quadriênio 2024-2027, visando uma política de continuidade que fortaleça as fundações para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

A LDO para 2025 demonstra a projeção das metas fiscais anuais, detalhando receitas, despesas, resultados nominais e primário, além dos montantes da dívida pública para os exercícios de 2025 a 2027. Entre os principais pontos do PL, o Governo do Estado destaca o crescimento do produto interno bruto (PIB), que pode chegar a 2,80% no próximo ano.

A proposta prioriza ainda seis áreas estratégicas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico. Entre elas, estão focos em desenvolvimento humano, produção e meio ambiente, infraestrutura, cultura e turismo, negócios e inovação, além de gestão institucional e governança.

Durante a tramitação, foram apresentadas 6 emendas parlamentares. O texto final foi aprovado com duas emendas do deputado Emerson Jarude (Partido Novo), e uma do deputado Tadeu Hassem (Republicanos).

O deputado Tadeu Hassem (Republicanos), relator do PL, destacou a importância da proposta que define as prioridades e metas do governo para o próximo exercício financeiro, precedendo a elaboração do orçamento anual. O parlamentar frisou que a consonância com o Plano Plurianual (PPA), a LDO visa garantir a eficiência dos investimentos públicos, alinhando-se às necessidades e diretrizes estabelecidas pelo Estado.

[Agência Aleac]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gestora do Estado recebe Cruz do Mérito da Amazônia por sua atuação à frente da pasta do meio Ambiente

Raimundo Souza

Governo realiza ações para proteger produção de soja contra a ferrugem asiática

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco declara emergência devido à cheia do rio Acre e adota medidas imediatas de assistência

Raimundo Souza

Relatório de Socorro Neri sobre promoção da Agenda 2030 é aprovado por unanimidade na Comissão de Meio Ambiente.

Marcio Nunes

Presos monitorados não poderão frequentar ou se aproximar das festividades de Carnaval

Jamile Romano

Após audiência de custódia, advogado detido por porte de arma é liberado em Rio Branco

Raimundo Souza