25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre participa do 1º Fórum Nacional de Representantes de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas

Publicado em 15/05/2024

O governo do Acre participou, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do  1º Fórum Nacional de Representantes de Conselhos Estaduais de Polícias Sobre Drogas, realizado na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira, 14, em Brasília. O evento reuniu representantes de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal, para debater atuações de combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas, além de fortalecer a integração entre o governo federal e os conselhos estaduais.

O evento fortalece a retomada da política sobre drogas pelo governo acreano, por intermédio da Sejusp. A presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Estado (Coned/AC), Dulcinéia Azevedo, destacou a importância do evento. “O estado do Acre, seguindo as diretrizes nacionais, fortalece a política estadual sobre drogas com a reativação do Coned, vinculado à pasta da Justiça e Segurança Pública. Com isso eleva a sua política de cuidado com as pessoas “, ressaltou.

A assessora dos órgãos colegiados da Sejusp, segunda-tenente Luana Torres, também participou das discussões e ressaltou que o Fórum é fundamental para o trabalho das entidades. “Estivemos em Brasília em várias frentes de articulação, não apenas fortalecendo as políticas sobre drogas, mas buscando melhorias para todos os conselhos vinculadas à Sejusp. Essa é uma determinação de governo e do nosso secretário José Américo Gaia”, disse.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou do evento, e destacou a atuação das entidades que trabalham na redução da demanda por drogas e no acolhimento de pessoas com transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas. “Essas entidades oferecem apoio essencial para aqueles que muitas vezes não encontram ajuda em outros lugares”, afirmou.

As representantes da Sejusp também estiveram na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para se reunir com a secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça, Marta Machado.

“Foi uma reunião excelente, e, na ocasião, a secretária anunciou o diagnóstico que será feito em todo o Brasil, a partir da contratação de consultores locais. Cada estado vai ter um consultor, um focal da Senasp, para fazer esse diagnóstico. E esses consultores já vão chegar ao nosso estado a partir da próxima semana”, explicou Dulcinéia Azevedo.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo divulga calendários de Eventos Turísticos e de Eventos para o ano de 2024

Jamile Romano

Empresa aplica golpe em motoristas no Acre e vende veículos alugados; cerca de 30 pessoas foram prejudicadas

Kevin Souza

Centro de Idiomas da Ufac faz inscrições e rematrícula para cursos do 1º semestre

Jamile Romano

Produtores de cafés robusta amazônicos do Acre participam de missão internacional na Itália

Redacao

Município e Estado firmam parceria para readequação de projeto do bairro Cidade do Povo

Marcio Nunes

Alysson Bestene retorna à Prefeitura como assessor técnico de Bocalom

Jamile Romano