26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 18 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Defensoria Pública do Acre promove encontro para fortalecer a Luta Antimanicomial no Estado

Publicado em 18/05/2026

Foto: Reprodução

Por Redação

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC) realiza, às 15 horas desta segunda-feira (18), um encontro aberto ao público em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento acontece na sede da instituição, na capital, com o objetivo de articular ações coletivas e fortalecer o modelo de assistência humanizada na rede pública de saúde.

A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da População Imigrante e Refugiada, População em Situação de Rua, Imigrantes e Saúde Mental (Nupirps).

O debate pretende reunir um público diverso para discutir os rumos das políticas públicas locais. Estão convidados para a mesa de diálogo:

Pacientes que utilizam a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e seus familiares;

Profissionais da área de saúde mental;

Movimentos sociais e organizações da sociedade civil;

Estudantes, pesquisadores e representantes de instituições públicas.

De acordo com a defensora pública e coordenadora do Nupirps, Flávia Nascimento Oliveira, o encontro vai além da celebração da data nacional, buscando desconstruir a lógica da internação isolada e garantir os direitos civis dos pacientes.

O Movimento Antimanicomial

Celebrado historicamente em 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial relembra a reforma psiquiátrica no Brasil, que instituiu a substituição progressiva dos grandes hospitais psiquiátricos por serviços comunitários de atendimento. O encontro da DPE-AC reforça a necessidade de consolidação e expansão dessas redes de acolhimento em liberdade dentro do território acreano.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre tem tempo instável e pode chover a qualquer hora nesta segunda-feira (6), prevê Sipam

Jamile Romano

Governo do Acre solicita apoio do Ministério do Turismo para realização de edição histórica da Expoacre

Jamile Romano

Governo entrega mais de 120 toneladas de alimentos arrecadados durante a troca de ingressos para os shows da Expoacre e beneficia 50 instituições sociais

Raimundo Souza

Educação no Acre: Convocados em processo seletivo têm até 4 de maio para apresentar documentos

MP-AC apura erosão no Mercado Velho e cobra informações sobre remoção de comerciantes do local

Jamile Romano

No Panorama, produtores de macaxeira recebem incentivo da prefeitura

Marcio Nunes