Publicado em 02/04/2026
Foto: Reprodução
Por Redação
Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Nunes Correia, localizada na comunidade Pucalpa, em Rodrigues Alves, denunciaram a falta de professores na unidade e afirmaram que podem paralisar as aulas caso o governo do estado não envie novos profissionais.
De acordo com os alunos, apenas dois professores estão atendendo todas as turmas, o que tem prejudicado o aprendizado. Eles relatam perda de conteúdos importantes e demonstram preocupação com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, além dos impactos nas oportunidades futuras.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, os estudantes cobram providências urgentes. Eles afirmam que frequentam a escola com o objetivo de aprender e se preparar para o mercado de trabalho, ensino superior e a vida, mas destacam que a falta de docentes compromete esse processo. Também reforçam que, caso não haja solução, irão se mobilizar para suspender as atividades como forma de protesto.
Em resposta, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio de nota assinada pelo secretário Aberson Carvalho, informou que a situação está em fase final de regularização. Segundo o órgão, atualmente existem duas vagas em aberto na escola.
A SEE destacou que já realizou duas convocações de professores por meio de processo seletivo, mas explicou que é necessário cumprir os prazos legais para apresentação dos candidatos antes de novos chamamentos. A pasta também informou que um dos profissionais convocados deve entregar a documentação nos próximos dias.
Por fim, a secretaria afirmou que acompanha o caso com prioridade e trabalha para concluir a lotação o mais rápido possível, garantindo o cumprimento do calendário escolar e a preparação dos estudantes para o Enem.

