24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Três gerações da mesma família indígena tiram registro de nascimento tardio no Projeto Cidadão do TJAC

Ao pegar sua Certidão de Nascimento, emitida no sábado, 27, pelo Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Maria Salomé Sales, de 54 anos de idade, do povo Huni Kuin, abraçou emocionada a agente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ruama Santos, que junto com o cacique Elias Paulino da Aldeia Belo Monte, 56 anos, auxiliaram Maria e suas sete filhas e filhos e dois netos a tirarem os registros de nascimento pela primeira vez na vida.

A família morou a vida toda na Aldeia Belo Monte e por mais que os cunhados, maridos das filhas tenham documento, elas ainda não tinham vindo à cidade para emitir as Certidões. Mas, após uma audiência longa, para ser possível entender toda a árvore genealógica da família e também porque Maria Salomé, suas filhas e os bebês não falavam Português, eles conseguiram ter os documentos.

Utilizando os recursos do Ponto de Inclusão Digital (PIDJus), instalado no dia anterior, 26, estavam realizando a audiência, por videoconferência, a juíza de Direito Rosilene Santana, titular da Vara Cível de Tarauacá, com competência para responder pelo Jordão. E presencialmente trabalharam o defensor público Rodrigo Lobão, também de Tarauacá e o promotor Efraim Mendivil. Mas, participam do momento toda a família, tio, cunhados, pois eram testemunhas do processo.

Direitos garantidos

Com a certidão elas e eles passam a existir para o Estado e podem acessar direitos básicos, como: tirar os outros documentos, RG, CPF e Carteira de Trabalho; realizar matrícula na escola; ser atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS); e, acessar benefícios previdenciários.

 

[TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

OCA celebra o Dia das Crianças com programação especial em todas as unidades nesta sexta-feira

Redacao

Emurb abre inscrições para 293 vagas temporárias a partir desta segunda-feira

Jamile Romano

Comunicado: Parque Urbano Capitão Ciríaco será fechado temporariamente para obras de revitalização

Raimundo Souza

Deracre avança na revitalização do Alto Santo, patrimônio histórico do Acre

Marcio Nunes

Aleac encerra o ano legislativo com aprovação de projetos , incluindo homenagem ao ex-governador Flaviano Melo

Jamile Romano

Eleições 2025: UFAC Divulga Edital para Escolha da Nova Diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE)

Raimundo Souza