28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Produção de carne bovina pode chegar a 120 mil toneladas no Acre em 2024, diz estudo

Um estudo produzido pelo Fórum Empresarial do Acre e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) aponta que a produção de carne bovina pode chegar a 120 mil toneladas em 2024, o que representaria um aumento de pouco mais de 4% em relação a 2023, quando o abate de bovinos ultrapassou 115 mil toneladas no estado.

Boletim Econômico também afirma que o rebanho bovino pode terminar o ano com 5 milhões de animais no Acre. O boletim cita que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho do Acre era de 4,6 milhões em 2022.

“Esse cenário positivo é resultado das expectativas criadas em torno de novos mercados internacionais, possibilitando o crescimento da demanda internacional, além do crescimento do mercado interno por carne bovina”, afirma o estudo, coordenado pelos professores Carlos Franco e Mario Humberto Aravena, da Universidade Federal do Acre (Ufac). 

Apesar das boas expectativas, o estudo também ressalta que o setor ainda enfrenta dificuldades que devem ser combatidas por meio da profissionalização das indústrias.

O boletim relembra gargalos como custos dos fretes, a necessidade de investimentos em tecnologias agropecuárias para maximizar a eficiência no uso de insumos e automatizar processos, além de maior atenção às regras de sustentabilidade ambiental e cuidados com eventos climáticos extremos, como a possibilidade de grande seca e os seus efeitos negativos sobre a degradação das pastagens e engorda dos animais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Forças de segurança realizam operação integrada no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Marcio Nunes

Ingressos para Jorge & Mateus na Expoacre 2025 estão esgotados; veja a disponibilidade para os demais shows

Jamile Romano

Com mais de 11 mil procedimentos realizados em 2025, Opera Acre agenda 573 novas cirurgias para outubro

Kevin Souza

Governo do Acre cria certificado de reconhecimento para vítimas de isolamento compulsório pela hanseníase

Marcio Nunes

Petecão anuncia pagamento de mais obras de infraestrutura urbana em Rodrigues Alves no valor de R$ 1 milhão

Jamile Romano

Governo realiza mutirão no Arquivo Público para garantir direitos e acelerar concessão de benefícios

Jamile Romano