24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Produção de carne bovina pode chegar a 120 mil toneladas no Acre em 2024, diz estudo

Atualizada em 29/04/2024 11:01

Um estudo produzido pelo Fórum Empresarial do Acre e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) aponta que a produção de carne bovina pode chegar a 120 mil toneladas em 2024, o que representaria um aumento de pouco mais de 4% em relação a 2023, quando o abate de bovinos ultrapassou 115 mil toneladas no estado.

Boletim Econômico também afirma que o rebanho bovino pode terminar o ano com 5 milhões de animais no Acre. O boletim cita que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho do Acre era de 4,6 milhões em 2022.

“Esse cenário positivo é resultado das expectativas criadas em torno de novos mercados internacionais, possibilitando o crescimento da demanda internacional, além do crescimento do mercado interno por carne bovina”, afirma o estudo, coordenado pelos professores Carlos Franco e Mario Humberto Aravena, da Universidade Federal do Acre (Ufac). 

Apesar das boas expectativas, o estudo também ressalta que o setor ainda enfrenta dificuldades que devem ser combatidas por meio da profissionalização das indústrias.

O boletim relembra gargalos como custos dos fretes, a necessidade de investimentos em tecnologias agropecuárias para maximizar a eficiência no uso de insumos e automatizar processos, além de maior atenção às regras de sustentabilidade ambiental e cuidados com eventos climáticos extremos, como a possibilidade de grande seca e os seus efeitos negativos sobre a degradação das pastagens e engorda dos animais.

Artigos Relacionados

Prefeitura De Rio Branco Busca Conscientizar Jovens Sobre Os Perigos Do Cyberbullying

Marcio Nunes

Governador anuncia projeto com 226 unidades habitacionais no Loteamento Marielle Franco

Marcio Nunes

Estande do Iapen na Expoacre expõe trabalhos em marcenaria feitos por detentos

Raimundo Souza

MPF é contra projeto de lei que proíbe crianças na parada do orgulho LGBTQIA+ em Rio Branco

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre empossa 11 novos membros e expande atuação no estado

Raimundo Souza

Bocalom destaca compromisso com pessoas em situação de rua durante sabatina

Marcio Nunes