30.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Investigação minuciosa leva Polícia Civil à prisão de autor de homicídio em Xapuri

Publicado em 13/02/2026

A Polícia Civil do Acre (PCAC) demonstrou mais uma vez a força do trabalho investigativo ao cumprir, na última quinta-feira, 12, um Mandado de Prisão Preventiva contra M. D. A. B., conhecido como “Maikin”, de 23 anos, morador de Xapuri. A ação foi coordenada pela Delegacia-Geral do município e coroou dias de diligências intensas em uma das regiões mais desafiadoras do estado.

Oficiais Investigadores de Polícia Civil localizam e prendem autor de assassinato. Foto: cedida

Os investigadores se deslocaram até a Reserva Extrativista Chico Mendes, seguindo pelo Ramal São João do Guarani, nas proximidades da Comunidade Rio Branco. O suspeito estava escondido em uma residência localizada em uma propriedade rural, no Seringal Floresta, Colocação Putiú, onde acabou cercado e preso sem chance de fuga. Em seguida, a equipe conduziu o capturado até a unidade policial de Xapuri para a realização dos procedimentos legais.

Durante o interrogatório, “Maikin” confessou o crime e admitiu que foi ele quem matou com um tiro na cabeça Ruan Pablo da Silva Franco, de 22 anos, na madrugada do último domingo (8). Após o assassinato, o autor fugiu para a zona rural, tentando se esconder em meio à mata.

O homicídio causou forte comoção na cidade. Na noite do crime, a vítima saía de um bar quando dois homens encapuzados chegaram em uma motocicleta e efetuaram os disparos antes de fugir, deixando a população em choque e cobrando respostas rápidas das autoridades.

Assim que tomou conhecimento do caso, o delegado titular de Xapuri, Luccas Vianna, instaurou o inquérito policial e determinou uma série de diligências ininterruptas para identificar e localizar os responsáveis. O trabalho minucioso da equipe resultou na representação à Justiça e, posteriormente, na expedição do mandado que levou à captura do autor.

“A prisão reforça o compromisso da Polícia Civil com a elucidação de crimes graves e com a resposta firme à criminalidade, mesmo quando isso exige enfrentar longas distâncias, áreas de difícil acesso e dias de investigação incansável. Cada caso solucionado é também uma mensagem clara de que o crime não ficará impune”, declarou o delegado Luccas Vianna.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Energisa realiza atendimento ao público no sábado na escola Heloísa Mourão em Rio Branco 

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco conquista 6º Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais

Marcio Nunes

Mulheres se destacam e são referência na bioeconomia acreana: ‘Somos protagonistas’

Jamile Romano

Crise na Educação e Segurança: Michelle Melo denuncia condições precárias e perseguição a servidores públicos

Jamile Romano

Acre está entre os nove estados que registraram variação positiva no volume de serviços em novembro

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco destina mais de R$ 3,4 milhões em créditos suplementares para áreas municipais

Kevin Souza