23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco anuncia a implantação de um projeto pioneiro de reaproveitamento de resíduos plásticos na capital

Publicado em 27/01/2026

A Prefeitura de Rio Branco está implantando um projeto inovador e sustentável que promete transformar a gestão de resíduos sólidos no município. A iniciativa consiste na aquisição de uma Usina de Termoplásticos, destinada à reciclagem e ao processamento de resíduos como garrafas PET, sacolas plásticas, isopor e outros materiais plásticos, que serão reaproveitados e transformados em novos produtos.

De acordo com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o projeto é resultado de experiências bem-sucedidas observadas em municípios do estado de Santa Catarina e chega agora à capital acreana como uma iniciativa pioneira na Amazônia e no Brasil.

Foto do Prefeito Tião Bocalom
É um projeto que conhecemos em Santa Catarina e que agora estamos trazendo para Rio Branco. A usina terá capacidade de processar cerca de 4 toneladas de material plástico por dia. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Tudo aquilo que antes era lixo vai se transformar em material para ser utilizado. Vamos produzir peças quadradas e tábuas, o que chamamos de madeira plástica. É um projeto que conhecemos em Santa Catarina e que agora estamos trazendo para Rio Branco. A usina terá capacidade de processar cerca de 4 toneladas de material plástico por dia, como garrafas PET, sacolas e isopor”, destacou o prefeito.

A usina irá promover ganhos ambientais, econômicos e sociais, além de reduzir significativamente o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário.

Foto do local onde será implantado a Usina
A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) e o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CINRESO). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) e o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CINRESO), que reúne 22 municípios do Acre.

Projeto de Usina de Termoplasticos 6

O projeto será implantado inicialmente como piloto em Rio Branco, mas já desperta o interesse de outros gestores municipais do estado, que estudam a possibilidade de adotar o mesmo modelo em seus municípios.

Para o coordenador do CINRESO, Emerson Leão, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental e posiciona Rio Branco como referência nacional em inovação sustentável.

Foto do Emerson Leão
“Na sede da Emurb será construído um galpão para instalação da máquina de termoplásticos, que já é bastante utilizada em Santa Catarina”, explicou o coordenador do CINRESO, Emerson Leão. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Na sede da Emurb será construído um galpão para instalação da máquina de termoplásticos, que já é bastante utilizada em Santa Catarina. Essa máquina vai processar todo o resíduo plástico gerado no município, evitando que esse material seja encaminhado ao aterro sanitário”, explicou.

Foto do local onde será instalado a Usina
Segundo Emerson Leão, os materiais produzidos pela usina poderão ser utilizados pelo próprio município. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo Emerson Leão, os materiais produzidos pela usina poderão ser utilizados pelo próprio município. “A intenção é fabricar tijolos, meios-fios, estacas e outros itens que poderão ser usados em espaços públicos como o Parque Chico Mendes, o Horto Florestal e trilhas de caminhada. Tudo isso será produzido a partir de resíduos gerados nas residências da população”, completou.

Foto do local onde será instalado a Usina de Termoplásticos
Com o anúncio da implantação da Usina de Termoplásticos, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com o meio ambiente, a economia circular e a inovação sustentável. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Com o anúncio da implantação da Usina de Termoplásticos, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com o meio ambiente, a economia circular e a inovação sustentável, consolidando o município como referência na Amazônia e no Brasil na destinação correta dos resíduos sólidos.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Junta Comercial celebra avanços em 2024, com foco na modernização e crescimento do setor empresarial no Acre

Raimundo Souza

Com nova regra, juros do rotativo do cartão não poderão ultrapassar dívida original a partir de hoje; entenda

Jamile Romano

Projeto que moderniza legislação do transporte coletivo é aprovado pela Câmara de Rio Branco

Kevin Souza

Socorro Neri destaca fortalecimento do Progressistas no Acre em agenda com Ciro Nogueira

Marcio Nunes

Manifestante interrompe fala de Gladson Cameli em evento do GCF: “Estamos abertos ao diálogo”, diz governador

Jamile Romano

Durante 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores, Acre vai apresentar práticas sustentáveis ​​em conservação florestal

Jamile Romano