26.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilEsportesGeral

5 artilheiros do futebol sul-americano para seu time contratar nesta janela

Publicado em 24/01/2026

Adrian Martínez emendou artilharias da Copa Sul-Americana e da Libertadores
Imagem: LUIS ROBAYO/AFP

Por Rafael Reis – Colunista do UOL

Todo time que se preze precisa de um jogador que tenha o talento de transformar em
bola nas redes os passes e cruzamentos recebidos dos seus companheiros. É assim
que se ganha jogos e também campeonatos.

Só que esse tipo de atleta, pelo menos aquele que resolve partidas com uma boa
frequência, está cada vez mais difícil de ser encontrado. Então, é besteira concentrar os
esforços de busca por um goleador só dentro do futebol brasileiro.

O “Blog do Rafael Reis” apresenta abaixo cinco jogadores que foram artilheiros na
América do Sul no ano passado e que poderiam dar um upgrade nos elencos dos
clubes do país pentacampeão nesta nova temporada.

ADRIÁN MARTÍNEZ
33 anos, argentino
Artilheiro da Copa Libertadores pelo Racing

Em 2024, foi campeão e artilheiro da Copa Sul-Americana. No ano seguinte, levou o Racing até as semifinais da Libertadores e terminou a competição empatado com Flaco López (Palmeiras) no topo da tabela de goleadores. Foi depois de virar “trintão” que Adrián Martínez mergulhou no melhor momento da carreira e virou um dos atacantes mais temidos do continente. Além de tudo, o argentino está mais do que acostumado a vitimar times brasileiros. Red Bull Bragantino, Athletico-PR, Cruzeiro e Fortaleza sofreram nas suas mãos (ou seriam pés?) nos últimos dois anos.

FRANCISCO FYDRISZEWSKI
32 anos, Argentino
Artilheiro do Campeonato Colombiano pelo Independiente Medellín

Imagem: Divulgação

O que não falta nos países vizinhos do Brasil é aquele centroavante argentino alto, forte e que não cansa de meter gols. Um dos nomes do momento que atendem a esse perfil é Fydriszewski. Mais conhecido como Polaco, por conta da sua ascendência polonesa, o atacante marcou 12 vezes pelo Independiente Medellín no Torneio Finalización da liga colombiana. O argentino é uma espécie de peregrino da bola, que dificilmente passa mais de duas temporadas no mesmo clube. Nesta janela de transferências, ele já foi apontado como candidato a reforçar Athletico-PR e Ceará.

FERNANDO ZAMPEDRI
37 anos, chileno
Artilheiro do Campeonato Chileno pela Universidad Católica

Imagem: Divulgação

Será que vale a pena investir na contratação de um atacante que está há menos de um mês de completar 38 anos? A resposta para essa pergunta está na consistência de Zampedri. O camisa 9 da Universidade Católica foi o artilheiro de todas as últimas seis edições do Campeonato Chileno, um feito inédito no país e que só outros dois jogadores (um deles, Kylian Mbappé) conseguiram na história do futebol mundial. Claro que o nível do futebol brasileiro é mais alto que o do Chile. Mesmo assim, não é difícil imaginar que o veterano faria um estraguinho por aqui se fosse contratado por times que criam várias oportunidades de gol.

ABEL HERNÁNDEZ
35 anos, uruguaio
Artilheiro do Campeonato Chileno pelo Liverpool

Imagem: Reprodução

Disputou a Copa do Mundo-2014 e, no auge da carreira, só não era titular da seleção uruguaia porque tinha pela frente a concorrência desleal de Luis Suárez e Edinson Cavani. Abel veio para o Brasil em 2020 e jogou por Internacional e Fluminense. Depois, passou a rodar sem muito sucesso por vários clubes das Américas. Até que, no ano passado, ele decidiu renascer. Fez 25 gols no Campeonato Uruguaio, classificou o Liverpool de Montevidéu para a Libertadores e conquistou pela primeira vez um prêmio de artilheiro de liga nacional. Nos últimos meses, conviveu com rumores de um retorno ao futebol pentacampeão mundial para defender o Mirassol.

JUAN ITURBE
32 anos, paraguaio
Artilheiro do Campeonato Paraguaio pelo Cerro Porteño

Imagem: AFP

Chamado de “Messi paraguaio” no início da carreira, também já teve uma passagem anterior pelo futebol brasileiro. Iturbe era jogador do Grêmio até se transferir para o Cerro Porteño, em 2024. No ano passado, o segundo desde sua volta ao seu time formador, o atacante foi artilheiro tanto do Torneio Apertura (nove gols) quanto do Clausura (sete gols). Na soma dos dois turnos, seu Cerro também foi o time de melhor campanha do país. Até pela experiência anterior de pouco êxito, Iturbe dificilmente será contratado por um time muito poderoso do Brasil. Mas, para equipes médias e pequenas, poderia ser um reforço de peso.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

STF será imparcial e ignorará pressões ao julgar Bolsonaro, diz Moraes

Kevin Souza

O vereador Samir Bistene lamenta nas redes sociais o falecimento de sua avó e madrinha

Raimundo Souza

Quarta ação do Juntos Pelo Acre na Cidade do Povo entrega 400 kits de roupas e serviços junto com o MP na comunidade

Raimundo Souza

Campeonato acreano: Vasco-AC aplica goleada, confirma vaga no 2º turno e rebaixa Andirá para 2ª divisão

Jamile Romano

Com 80,2 milhões de dólares em movimentações, exportações do Acre crescem 12% e registram maior saldo comercial dos últimos anos

Redacao

Ieptec divulga cronograma da 3ª etapa de processo seletivo para profissional bolsista

Redacao